Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Letícia Grubert dospt_BR
dc.contributor.authorSarmento, Simonept_BR
dc.date.accessioned2021-05-18T04:36:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1415-8698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221200pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar os editais de seleção de professores ao Programa Leitorado vinculado à CAPES. Para tanto, são estudados os documentos que compreendem o período de 2008 a 2018, com relação aos países e Instituições de ensino superior (IES) estrangeiras, formação acadêmica e experiência com o Exame de proficiência Celpe-Bras exigidas dos candidatos à vaga de leitor. Ao empreender tal análise, pretende-se contribuir com estudos acerca de programas de internacionalização da Língua Portuguesa e discutir o modo como são implementadas as políticas educacionais linguísticas (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994a), sobretudo no que concerne à atuação do profissional que está à frente das ações políticas relacionadas ao ensino de português como língua adicional no exterior.pt_BR
dc.description.abstractEl presente estudio tiene como objetivo analizar los edictos de selección de docentes del Programa Leitoradovinculados a la CAPES. Con este fin, se analizan los documentos que cubren el período de 2008 a 2018, con respecto a países eInstituciones de Educación Superior (IES) extranjeras, formación académica y experiencia con el examen de competencia Celpe-Bras requerido a los candidatos para el puesto de lector. Al realizar dicho análisis, se pretende contribuir a los estudios sobre los programas de internacionalización de la lengua portuguesa y discutir las formas en que se implementan las políticas lingüísticas educativas (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994A), especialmente, lo que refiere al desempeño del profesional que está a cargo de las acciones políticas relacionadas con la enseñanza del portugués como idioma adicional en el extranjero.es
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the public calls of the Lectureship Program of the Brazilian government sponsored by CAPES. In order to do that, the documents covering the period from 2008 to 2018 are analyzed with respect to thecountries and foreign higher education institutions, academic training and experience with the Celpe-Bras language Proficiency Exam required from candidates for the position of Lecturer. By undertaking such an analysis, we intend to contribute to studies about internationalization programs of the Portuguese Language and to discuss the way in which language education policies are implemented (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994a), especially with regards to the professional's performance at the forefront of political actions related to the teaching of Portuguese as an additional language abroad.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofFórum lingüístico. Florianópolis, SC. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2021), p. [5653]-5674pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma de Lectoreses
dc.subjectPolítica lingüísticapt_BR
dc.subjectPortugués lengua extranjeraes
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectPolíticas lingüísticas educativases
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLectureshipen
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subjectLanguage education policiesen
dc.titlePrograma Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPESpt_BR
dc.title.alternativePrograma Brasileño de Lectores : una mira hacia los critérios de los edictos de la CAPESes
dc.title.alternativeBrazilian Lectureship Program : look at the CAPES public calls criteriaen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125314pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples