Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
Fecha
2020Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda como temática principal os processos cognitivos de jovens e adultos na perspectiva da aprendizagem escolar e as (inter) relações que nela ocorrem e impactam a vida desses sujeitos fora do contexto escolar, considerado como um espaço importante e potente. Mas que não deslegitima a aprendizagem que construíram ao longo de suas vidas fora do contexto escolar formal (subjetividades). Ainda trata da importância da formação continuada do profissional d ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda como temática principal os processos cognitivos de jovens e adultos na perspectiva da aprendizagem escolar e as (inter) relações que nela ocorrem e impactam a vida desses sujeitos fora do contexto escolar, considerado como um espaço importante e potente. Mas que não deslegitima a aprendizagem que construíram ao longo de suas vidas fora do contexto escolar formal (subjetividades). Ainda trata da importância da formação continuada do profissional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) como garantia de uma docência de qualidade e igualitária perante às outras modalidade da Educação Básica para esses sujeitos, conforme garante o Art.2 das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). A metodologia usada foi a qualitativa, além dos materiais empíricos, os relatos da prática docente realizada em uma escola municipal de Porto Alegre/RS, referência na modalidade de Jovens e adultos, na qual se buscou valorizar e aprofundar as subjetividades de cada aluno como ferramenta de aprendizagem, complementando as pesquisas teóricas baseadas na perspectiva da Psicologia histórico-cultural propostas por Alexander Luria e Lev Vygotsky, em estudos realizados sobre a escolarização de Jovens e Adultos, bem como início do contexto histórico sobre as leis que amparam a EJA, reforçando a importância de um olhar diferenciado para as peculiaridades que a modalidade historicamente carrega, citadas no Parecer CNE/CEB 11/2000 e demais documentos legais que endossam a necessidade de um olhar docente que promova o desenvolvimento social desses sujeito. Os resultados apresentam as possibilidades de desenvolvimento cognitivo através de uma docência preocupada com as subjetividades de cada aluno relacionando suas habilidades advindas de suas vivências e relacionando com os conteúdos escolares, ampliando, assim, suas potencialidades. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Pedagogía (1401)
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