A construção do fazer musical do professor de educação infantil
dc.contributor.author | Duarte, Rosangela | pt_BR |
dc.contributor.author | Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-14T04:29:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-6569 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221115 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como a música está presente na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, de Boa Vista – RR, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica? Com esta pesquisa espero contribuir para a formação e a prática musical do professor de Educação Infantil, refletindo sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. A fundamentação teórica deste projeto está centrada nas diversas concepções em relação à Infância e a criança e suas implicações para a Educação Musical e na literatura que discute sobre a formação do professor pedagogo e a educação musical, diante da diversidade das realidades educacionais de um país tão grande como o Brasil. A metodologia de pesquisa é a qualitativa. Ela serviu para a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, inspirada no método da pesquisa-ação, sendo suas principais características a imersão do pesquisador nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e a busca por resultados como fruto do trabalho coletivo resultante da interação entre pesquisador e pesquisado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the following question: How is the music present in the practice of teachers of Preschool Education, Boa Vista - RR, and what are the conceptions of music that guide his/her action teaching? With this research I wait to contribute for the formation and the musical practice of the Preschool Education teacher, reflecting on the role of music as a knowledge to be built and its applications in schools of Boa Vista - RR. The theoretical foundation of this project is focused on various concepts regarding children and its implications for Music Education and the literature that discusses the teacher education formation and the music education in face of the diversity of educational realities of a country as large as Brazil. The methodology of the research is qualitative. It served for the field research and analysis of field data, inspired by the method of action research, and its main characteristics are the immersion of the researcher in the circumstances and in the context of search, the recognition of the participating subjects as producers of knowledge and the search for results as a consequence of collective work from the interaction between researcher and searched. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 7, n. 13/14 (jan./dez. 2007), p. 64-69 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Preschool teachers | en |
dc.subject | Education teachers | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Musicalization | en |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | A construção do fazer musical do professor de educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | The musical making construction of the preschool education teacher | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000665896 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40917)