Show simple item record

dc.contributor.authorDuarte, Rosangelapt_BR
dc.contributor.authorBeyer, Esther Sulzbacher Wondracekpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T04:29:42Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1519-6569pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221115pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como a música está presente na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, de Boa Vista – RR, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica? Com esta pesquisa espero contribuir para a formação e a prática musical do professor de Educação Infantil, refletindo sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. A fundamentação teórica deste projeto está centrada nas diversas concepções em relação à Infância e a criança e suas implicações para a Educação Musical e na literatura que discute sobre a formação do professor pedagogo e a educação musical, diante da diversidade das realidades educacionais de um país tão grande como o Brasil. A metodologia de pesquisa é a qualitativa. Ela serviu para a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, inspirada no método da pesquisa-ação, sendo suas principais características a imersão do pesquisador nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e a busca por resultados como fruto do trabalho coletivo resultante da interação entre pesquisador e pesquisado.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the following question: How is the music present in the practice of teachers of Preschool Education, Boa Vista - RR, and what are the conceptions of music that guide his/her action teaching? With this research I wait to contribute for the formation and the musical practice of the Preschool Education teacher, reflecting on the role of music as a knowledge to be built and its applications in schools of Boa Vista - RR. The theoretical foundation of this project is focused on various concepts regarding children and its implications for Music Education and the literature that discusses the teacher education formation and the music education in face of the diversity of educational realities of a country as large as Brazil. The methodology of the research is qualitative. It served for the field research and analysis of field data, inspired by the method of action research, and its main characteristics are the immersion of the researcher in the circumstances and in the context of search, the recognition of the participating subjects as producers of knowledge and the search for results as a consequence of collective work from the interaction between researcher and searched.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 7, n. 13/14 (jan./dez. 2007), p. 64-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPreschool teachersen
dc.subjectEducation teachersen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectMusicalizationen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA construção do fazer musical do professor de educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe musical making construction of the preschool education teacher en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000665896pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record