"Desenho de De Kooning Apagado" ou "Wo es war, soll Ich werden"
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Data
2008Autor
Tipo
Resumo
A partir da obra “Desenho de De Kooning Apagado”, de Robert Rauschenberg, estabeleço relações entre o fazer artístico e questões da teoria psicanalítica e do pensamento utópico, com referência em Sigmund Freud e Ernst Bloch. A obra suscita reflexões a respeito da constituição do trabalho artístico, sobre o desenho e se abre para discussões sobre questões a respeito da constituição do ser e das possibilidades de reconstrução do instituído e do cotidiano, apontadas pelo pensamento utópico. No lug ...
A partir da obra “Desenho de De Kooning Apagado”, de Robert Rauschenberg, estabeleço relações entre o fazer artístico e questões da teoria psicanalítica e do pensamento utópico, com referência em Sigmund Freud e Ernst Bloch. A obra suscita reflexões a respeito da constituição do trabalho artístico, sobre o desenho e se abre para discussões sobre questões a respeito da constituição do ser e das possibilidades de reconstrução do instituído e do cotidiano, apontadas pelo pensamento utópico. No lugar do aparentemente vazio se esboçam possibilidades de existência. O apagamento de algo faz surgir um outro algo, somente vislumbrado através de vestígios, de um resto. A obra, como ato, é produtora de enigma. ...
Abstract
By taking Robert Rauschenberg’s work, “Erased De Kooning Drawing”, as a starting point, I establish relationships between the act of artistic doing, issues on the psychoanalytic theory and on the utopian thought as well, taking S. Freud and E. Bloch concepts as theoretical references. This work of Rauschenberg brings forth thought upon the constitution of the artwork, the drawing, leading to discussions on issues about the constitution of the being and the possibilities of reconstructing both w ...
By taking Robert Rauschenberg’s work, “Erased De Kooning Drawing”, as a starting point, I establish relationships between the act of artistic doing, issues on the psychoanalytic theory and on the utopian thought as well, taking S. Freud and E. Bloch concepts as theoretical references. This work of Rauschenberg brings forth thought upon the constitution of the artwork, the drawing, leading to discussions on issues about the constitution of the being and the possibilities of reconstructing both what is established and day-to-day life, pointed out by the utopian thought. Where there is apparent emptiness, possibilities of existence start to be outlined. The erasing of something makes something else emerge by catching a glimpse through vestiges, through the remains. The work of art, as an act, is a producer of enigma. ...
Contido em
Revista da Fundarte. Vol. 8, n. 15 (jan./jun. 2008), p. 16-21
Origem
Nacional
Coleções
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