Análise configuracional em sistemas de escala regional : o caso do Rio Grande do Sul
Fecha
2021Autor
Co-director
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
O entendimento do espaço regional do Rio Grande do Sul, e de suas relações, pode ser descrito por modelos espaciais. Estudos morfológicos em escalas regionais podem contribuir para um maior entendimento acerca das dimensões espaciais, sendo complementares aos modelos de hierarquização do território atualmente praticados. Dentro desses estudos, os modelos configuracionais vêm trabalhando na tese acerca da natureza angular demalhas rodoviárias em grandes escalas, buscando relacionar configuração ...
O entendimento do espaço regional do Rio Grande do Sul, e de suas relações, pode ser descrito por modelos espaciais. Estudos morfológicos em escalas regionais podem contribuir para um maior entendimento acerca das dimensões espaciais, sendo complementares aos modelos de hierarquização do território atualmente praticados. Dentro desses estudos, os modelos configuracionais vêm trabalhando na tese acerca da natureza angular demalhas rodoviárias em grandes escalas, buscando relacionar configuração da estrutura viária com fenômenos socioeconômicos. Expostas essas questões, a presente pesquisa buscou compreender de que maneira a forma da rede viária influencia a formação de centralidades, possibilitando ou limitando as escolhas de rotas e o potencial de movimento dentro do sistema regional do Rio Grande do Sul. Utilizou-se ferramentas e teorias da sintaxe espacial para a leitura e o entendimento dessas centralidades morfológicas existentes, a partir de um modelo configuracional do tipo segmentado angular, construído com base no sistema rodoviário do estado do RS, considerando apenas relações endógenas na leitura dessas centralidades e do sistema. As medidas configuracionais utilizadas foram a Integração e o ‘Choice’. A construção do modelo foi acompanhada de testes em modelos piloto, os quais indicaram as correções a serem realizadas na base vetorial para viabilização de sua análise configuracional, que ocorreu nas escalas locais, regionais e estaduais, através do uso de raios métricos de análise, entre 10 Km, 600 Km e raio Global. Os resultados indicaram a capacidade do modelo em identificar centralidades em diversas escalas, além de relações das variáveis configuracionais com aspectos socioeconômicos e com movimento veicular estadual. ...
Abstract
The understanding of the regional space in the state of Rio Grande do Sul / Brazil and its relations can be described by spatial models. Morphological studies in regional scales can contribute to a better understanding of spatial dimensions, as they are complementary to the currently practised territory hierarchical models. Between these studies, the configurational models have been working on the thesis about the angular nature of road networks at large scales, seeking to relate the configurat ...
The understanding of the regional space in the state of Rio Grande do Sul / Brazil and its relations can be described by spatial models. Morphological studies in regional scales can contribute to a better understanding of spatial dimensions, as they are complementary to the currently practised territory hierarchical models. Between these studies, the configurational models have been working on the thesis about the angular nature of road networks at large scales, seeking to relate the configuration of the road structure to socioeconomic phenomena. On these issues, this research sought to understand how the shape of the road network influences the formation of centralities, enabling or limiting the choice of routes and the potential for movement within the regional system of Rio Grande do Sul. Spatial syntax tools and theories were used to read and understand these existing morphological centralities, based on a segmented angular type configurational model, built based on the road system of the state of RS, considering only endogenous relationships in the reading of these centralities and systems. The configurational measures used in the results were Integration and Choice. The construction of the model was accompanied by tests on prototype models, which indicated the corrections to be made on the vector basis to enable its configurational analysis, which occurred at local, regional and state scales, through the use of metric radius of analysis, among 10 Km, 600 Km and Global radius. The results indicated the model's ability to identify centralities at all scales of analysis, in addition to the relationships between configurational variables and socioeconomic aspects and with the state's vehicular movement. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6097)
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