Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
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Date
2007Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo investiga o impacto das características pessoais no comportamento de compra na Internet, através da compreensão do papel da atitude. Uma pesquisa qualitativa conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais (auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial) na atitude frente à Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, criou-se um modelo, e testaram-se algumas hipóte ...
O presente estudo investiga o impacto das características pessoais no comportamento de compra na Internet, através da compreensão do papel da atitude. Uma pesquisa qualitativa conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais (auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial) na atitude frente à Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, criou-se um modelo, e testaram-se algumas hipóteses. Ao todo, foram coletados 233 questionários e os resultados demonstraram que existe um relação significativa entre todas as características pessoais e a atitude frente à Internet. Esta última exerce o papel de mediadora entre as características pessoais e a intenção de compra online, sendo forte influenciadora direta do comportamento de compra. A característica pessoal mais relevante para o comportamento de compra online foi a necessidade de interação social, atuando quase como uma variável independente em todo este processo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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