Show simple item record

dc.contributor.authorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T04:27:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1517-4522pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220885pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, apresento análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. A opção foi focalizar as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. Inicialmente, foi preciso considerar a polissemia do termo qualidade e suas implicações para os processos de quantificação. O exame da documentação permitiu ver que coexistiram, no Brasil, por longo período a naturalização do fraco desempenho escolar dos alunos e críticas aos altos índices de reprovação repudiados como mecanismo de seletividade e exclusão. A articulação entre reprovação escolar e qualidade do ensino é, ainda hoje, perceptível no contexto educacional brasileiro, como se observou pela análise do modo de construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, desde 2007, busca quantificar a qualidade da escola no Brasil. Nesse índice, a aferição dos saberes escolares que os alunos dominam não é condição suficiente para considerar o ensino de qualidade. Tem-se assumido também como necessário garantir um fluxo escolar normalizado, com baixa incidência de reprovação e abandono.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the relations, observable in the Brazilian case, between school failure rates and the measurement of quality of teaching. The focus is put on discussions about the possibility of quantifying the quality of teaching as of the 20th century. Initially, the polysemy of the term quality and its implications for the quantification processes is discussed. The analysis of documentation allows to see that, in Brazil, the naturalization of the students’ poor school performance coexisted with criticism of high rates of grade repetition as a mechanism of selectivity and exclusion. The overlapping of school failure rates and the measurement of the quality of teaching is, still today, perceptible in the Brazilian educational context, as it was observed by the analysis of construction of the IDEB (Basic Educational Development Index) that, since 2007, seek to quantify school quality in Brazil. This index comprises not only the measurement of the knowledge acquired by students, considered not to be a sufficient condition to assess teaching quality, but also the occurrence of a standardised school progression, with a low incidence of failure and dropout.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociologias. Porto Alegre, RS. Vol. 23, n. 56 (jan./abr. 2021), p. 184-209pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstatistica educacionalpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectStatisticsen
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectIDEBen
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básicapt_BR
dc.subjectEducation qualityen
dc.subjectTeaching evaluationen
dc.titleA quantificação da qualidade : algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe quantification of quality : some considerations on the school failure rates in Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125358pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record