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dc.contributor.authorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorSchirmer, Saul Benhurpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T04:26:10Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2595-4520pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220812pt_BR
dc.description.abstractO artigo desenvolve uma reflexão teórica em torno do estágio de docência na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Foram abordados aspectos dos estágios realizados no âmbito das Ciências da Natureza e como suas particularidades permitem descrevê-los como uma ação essencialmente gnosiológica, no sentido freireano. São demandas inerentes à Educação do Campo, por exemplo, a formação por área de conhecimento, a docência compartilhada, o diálogo com espaços educativos não-escolares; questões para as quais, muitas vezes, não há suficientes indicações e referências na literatura da área de Ensino de Ciências. Constata-se que a articulação necessária entre a área de Ensino de Ciências e a Educação do Campo não se dá por uma simples união dos conhecimentos acumulados nas mesmas, mas pela constituição de novossaberes a partir desses. Conforme indicam os resultados, a superação dos desafios do Estágio de Docência na LEdoC, enquanto situação gnosiológica, exige de orientadores e estagiários uma relação dialógica constante, curiosidade epistemológica, bem como a produção de conhecimento novo, que atenda às demandas desta formação docente. Entender o estágio como situação gnosiológica mostra-se assim um caminho importante, pois traz à tona processos emergentes das realidades demandadas pelas LEdoC e suas interfacescom o Ensino de Ciências.pt_BR
dc.description.abstractThe paper develops a theoretical reflection concerning the teaching internship within the Rural Education Degree (LEdoC). We present aspects of internships carried out in the scope of Natural Sciences and discuss how their particularities allow them to be described as an essentially gnosiological action, in the Freirean sense. Inherent to Rural Education, demands such as specific training by area of knowledge, shared teaching, dialogue with non-school educational spaces, for example, are issues for which, very often, there are not enough references in the Science Education literature. It turns out to be thecase that the necessary articulation between the areas of Science Teaching and Rural Education is not achieved by a simple union of the knowledge accumulated in these areas, but by the constitution of new knowledge from both of them. According to the results, successfully addressing the challenges of LEdoC Teaching Internships, as a gnosiological situation, requires from both supervisors and interns, a constant dialogical relationship, epistemological curiosity, as well as the production of new knowledge so the demands of this modality of teacher training are met. Understanding the teaching internship as a gnosiological situation is thus an important way to understand the processes emerging from the realities demanded by LEdoC and their interfaces with Science Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 3, n. 4 (2020), p. 272-285pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágio de docênciapt_BR
dc.subjectTeaching Internshipen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRural Educationen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectNatural Sciencesen
dc.subjectGnosiological Situationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectPaulo Freireen
dc.titleO estágio de docência em ciências da natureza como situação gnosiológica : possibilidades na licenciatura em educação do campopt_BR
dc.title.alternativeNatural Sciences teaching internship as a gnosiological situation : possibilities in rural educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125509pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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