Notas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Field notes : ethical and methodological pathways in a research with children in early childhood education
Assunto
Resumo
O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientaçõe ...
O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões. ...
Abstract
The article, based on the field of Social Studies of Childhood, aims to discuss ethical and methodological challenges involved in conducting research with children. Methodologically, we take as investigative materials the field notes of a Masters’ research. A textual analysis of the field notes is then performed to illustrate the data generation process and the preparation of the final report. Thus, we present considerations on the legal guidelines regarding research with children and an overvi ...
The article, based on the field of Social Studies of Childhood, aims to discuss ethical and methodological challenges involved in conducting research with children. Methodologically, we take as investigative materials the field notes of a Masters’ research. A textual analysis of the field notes is then performed to illustrate the data generation process and the preparation of the final report. Thus, we present considerations on the legal guidelines regarding research with children and an overview on the Social Studies of Childhood and their contributions to the ethical discussion. In addition, an analysis of the children’s participation in the research as part of the investigative process is presented. Finally, as final remarks, we advocate the need for researchers to understand children’s productions, not only as an object of confirmation of their theoretical premises, but as constituents of reflections. ...
Contido em
Revista Humanidades & Inovação. Palmas-Tocantins, 2020. Vol. 7, n. 28 (dez. 2020), p. 159-175
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License