Ensino como ensaio para abrir os corpos : uma didática do acesso pela pele
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Data
2020Tipo
Outro título
Teaching as a rehearsal to open the bodies : didactics of access through the skin
La enseñaza como ensayo para abrir los cuerpos : una didáctica del acceso por la piel
Assunto
Resumo
Este artigo aproxima ensino e ensaio como práticas laborais de aprimoramento técnico e exercício do pensamento. Fomentado por estudos prévios acerca destas nuances comparativo-operativas e pela experiência docente de uma das autoras que, de performer se viu professora, exibe alcances possíveis dos acoplamentos filosofia-docência, treinamento-criação-ensino. Movimentos conceituais conduzem a observação que considera a pele como superfície de acesso e uma antropologia como inspiração. Aliado às f ...
Este artigo aproxima ensino e ensaio como práticas laborais de aprimoramento técnico e exercício do pensamento. Fomentado por estudos prévios acerca destas nuances comparativo-operativas e pela experiência docente de uma das autoras que, de performer se viu professora, exibe alcances possíveis dos acoplamentos filosofia-docência, treinamento-criação-ensino. Movimentos conceituais conduzem a observação que considera a pele como superfície de acesso e uma antropologia como inspiração. Aliado às filosofias de Deleuze e Guattari, pensa a aprendizagem como exercício de deslocamento e os corpos em seus aspectos relacionais. Nesta perspectiva, revela a invenção de procedimentos e a emancipação dos corpos através do conceito de forças. Considerando que cada corpo é um aprendiz e defendendo que ensinar é a ação de abrir, aumento de potências, pensa a didática como projeto coletivo de ensinoaprendizagem. ...
Abstract
This paper approaches teaching and rehearsal as labour practices for improving techniques and for exercising thought. Fed by previous studies on these comparative-operative nuances and by one of the author’s experience who from performer caught herself as a teacher, it exposes some reaches of the coupling philosophy-teaching and training-creating-learning. Conceptual movements lead the perspective that considers the skin as an access surface and one anthropology as an inspiration. Allied to Del ...
This paper approaches teaching and rehearsal as labour practices for improving techniques and for exercising thought. Fed by previous studies on these comparative-operative nuances and by one of the author’s experience who from performer caught herself as a teacher, it exposes some reaches of the coupling philosophy-teaching and training-creating-learning. Conceptual movements lead the perspective that considers the skin as an access surface and one anthropology as an inspiration. Allied to Deleuze and Guattari’s concepts, it takes learning as a displacing exercise and the bodies in their relational aspects. From this perspective, it also thinks about the invention of procedures and the bodies’ emancipation through the concept of forces. Considering that each body is a learner in itself and defending that to teach is to open, power increase, reflects on the didactics as a collective project of teaching-learning. ...
Resumen
Este artículo aborda la enseñanza y el ensayo como prácticas laborales para la mejora técnica y el ejercicio del pensamiento. Animada por los estudios de estos matices comparativo-operativos y por la experiencia docente de una de las autoras que, desde performer se cambió en profesora, aproxima filosofía-enseñanza, formación-creación-aprendizaje. La narrativa considera la piel como superficie de acceso y una antropología como inspiración. Aliada a los conceptos de Deleuze y Guattari, piensa el ...
Este artículo aborda la enseñanza y el ensayo como prácticas laborales para la mejora técnica y el ejercicio del pensamiento. Animada por los estudios de estos matices comparativo-operativos y por la experiencia docente de una de las autoras que, desde performer se cambió en profesora, aproxima filosofía-enseñanza, formación-creación-aprendizaje. La narrativa considera la piel como superficie de acceso y una antropología como inspiración. Aliada a los conceptos de Deleuze y Guattari, piensa el aprendizaje y los cuerpos por sus aspectos relacionales, reflexiona sobre la invención de procedimientos y la emancipación de los cuerpos por el concepto de fuerzas. Considera el cuerpo como un aprendiz y defiende que la enseñanza es la acción de abrir, potencias aumentadas, piensa la didáctica como proyecto colectivo de enseñanzaaprendizaje. ...
Contido em
Revista Teias. Rio de Janeiro, v. 21 • n. 63 • out./dez. 2020. p. 162-177.
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