Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorManica, Evandropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Carolina Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-08T04:40:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220614pt_BR
dc.description.abstractAlguns estudantes podem ter dificuldades em compreender diferentes conceitos em matemática ou desmotivação para realizar atividades em sala de aula. Neste trabalho, em particular, procurei por meio do jogo Batalha Naval, investigar se estudantes podem entender melhor os conceitos e aplicações de par ordenado no plano cartesiano, trazendo o jogo como ponto motivador. Dessa forma, foi investigado como (e se) o uso do jogo Batalha Naval poderia levar os alunos do sexto e sétimo ano do Colégio de Aplicação da UFRGS, a compreenderem o que são pares ordenados, como localizar e identificar os pontos no plano cartesiano e a resolver questões-problema que envolvam tais conteúdos. Na literatura, foram pesquisados trabalhos que já tivessem utilizado o jogo Batalha Naval, a fim de explorar suas possíveis aplicações e analisar os resultados obtidos. Como ferramenta de pesquisa foram utilizados questionários para averiguar os conhecimentos anteriores e aqueles adquiridos a partir do jogo, como também, descrição dos relatórios de aulas e o jogo Batalha Naval. Concluí que jogos em sala de aula são importantes como meio de ensino, apresentando resultados positivos para os objetivos dessa pesquisa. Os alunos conseguiram aplicar os pares ordenados no plano cartesiano e escrevê-los de forma mais assertiva, compreenderam melhor as definições na prática, e construíram caminhos diversificados para resolver questões problemas.pt_BR
dc.description.abstractSome students may have difficulty understanding different concepts in mathematics or lack of motivation to perform activities in the classroom. In this work, in particular, I will search through the game Battleship, investigating whether students can understand the concepts and applications of ordered pair in the cartesian plane, bringing the game as a motivating point. In this way, it was investigated how (and if) the use of the game Battleship could lead the sixth- and seventh-year students of the Colégio de Aplicação - UFRGS to understand what are ordered pairs, how to locate and identify the points in the cartesian plane and the problem-solving math questions related to those subjects. From literature, I looked for articles that had already attempted to use to game Battleship, in order to explore how it was applied and analyze the results obtained. As a research tool I used questionnaires to evaluate students previous knowledge and the knowledge acquired from the game, also class reports and the game itself. I concluded that games in classroom are important as a teaching tool, showing positive results for this article goals. Students were able to use the concept of ordered pair on the cartesian plane and write it in a more assertive way, they better understood the definition while they practiced and they built multiple ways to solve the given problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGamesen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos : Educaçãopt_BR
dc.subjectBattleship (game)en
dc.subjectMath educationen
dc.titleO uso do jogo Batalha Naval para ensino de pares ordenados no plano cartesianopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125115pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples