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dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorRamos, Paulo Roberto de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T04:37:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220574pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é apresentar bases teóricas e metodológicas para o planejamento do desenho de um dicionário on-line de pronúncia do português brasileiro (PB) para falantes do inglês. Primeiramente, se contextualiza o papel do ensino de pronúncia no contexto das abordagens e métodos de ensino, com vistas a situar sua centralidade ou marginalidade de acordo com cada um dos contextos apresentados. Depois disso, é realizada uma revisão sobre lexicografia, lexicografia eletrônica e fonolexicografia. Na sequência, procede-se com a descrição e análise de ferramentas lexicográficas eletrônicas, como dicionários on-line, com a finalidade de determinar as lacunas existentes em relação ao suporte à pronúncia oferecido aos usuários. Numa retomada do arcabouço da fonética articulatória, propõe-se o uso dos descritores fonéticos configuração articulatória, base de articulação e qualidade de voz para otimização das informações e orientações sobre pronúncia em dicionários de pronúncia; aborda-se também a necessidade de uma adequada simplificação da linguagem especializada de fonética e fonologia nos textos dos verbetes e da outside matter. As seções teóricas e de análise são a base para a oferta de subsídios para a elaboração de um desenho de uma ferramenta lexicográfica on-line que, minimamente, às demandas dos usuários através de um diferencial informacional na microestrutura e na outside matter. É feito um alerta sobre os problemas de se limitar o suporte aos usuários a registros de áudio e/ou transcrições fonéticas. A recomendação é explorar o que se sabe sobre a fisiologia da fala nas informações nos verbetes e orientações na outside matter. que explorem a fisicalidade do ato de pronunciar palavras e seus segmentos constitutivos. É preciso também esclarecer e convencer os editores e/ou equipes editoriais sobre a necessidade de ampliar e qualificar o suporte ofertado aos usuários aprendizes de língua estrangeira, bem como inserir essas modificações de maneira orgânica nas ferramentas para que não haja aumento de dificuldade no acesso e busca das informações.pt_BR
dc.description.abstractThe general goal of this work is to present theoretical and methodological bases for planning the design of an online pronunciation dictionary of Brazilian Portuguese (BP) for English speakers. Firstly, the role of pronunciation teaching is reviewed in the light of foreign language teaching approaches and methods, in order to render explicit pronunciation’s centrality or marginality in each context. After that, a review of lexicography, e-lexicography and phonolexicography is carried out. Following this, there is a chapter with the description and analysis of electronic lexicographic tools, such as online dictionaries, dictionary CD-ROM, and pronunciation coaches are presented; the goal is to verify the kinds of ‘gaps’ the support offered to users regarding pronunciation has. The use the descriptors articulatory setting, basis of articulation, and voice quality to provide information and guidance on pronunciation in the dictionary the design of which this work is about are proposed by revisiting the framework of articulatory phonetics, The need for an appropriate simplification of the specialized language of phonetics and phonology in the texts of entries and in the outside matter is also advocated. The theoretical and analytical sections are meant as assistance in the planning and designing a lexicographic tool that meets the demands for information, by means of a particular kind of microstructure and outside matter. A warning regarding the risks of limiting the support to users to audio recordings and/or transcriptions is present. Thus, the recommendation is to explore what is known about speech physiology in order to develop guidelines to explore the physicality of the act of pronouncing words and the phones of which they are made. It is also important to convince editors and lexicographic teams of the need for optimization of the support offered to the users/learners of a foreign language, as well as point out that such changes ought to be made in an organic way in order not to cause an increase in the process of accessing and searching for information.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectPronunciationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPhonolexicographyen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLexicografiapt_BR
dc.subjectPortugueseen
dc.subjectEnglish speakersen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectDicionáriopt_BR
dc.titleSubsídios para o desenho de um dicionário on-line de pronúncia do português brasileiro para falantes do inglêspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001124873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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