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dc.contributor.advisorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Jessé Moacir Fariapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T04:27:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220469pt_BR
dc.description.abstractO presente texto discute as noções sobre gestualidade afro-brasileira a partir do espetáculo Hamlet Sincrético, o qual integra a Trilogia da Identidade realizada pelo Grupo Caixa-Preta, além das articulações entre narrativa e encenação presentes nestas obras. Essa investigação se configurou como um espaço para refletir sobre a criação teatral a partir do conceito de Linguagem Sincrética, procedimento adotado na criação das obras que compõem a Trilogia. A base teórica para o desenvolvimento da dissertação é a produção crítica feita sobre o Hamlet Sincrético, aproveitando a ampla gama de publicações que abordaram esta obra e trataram de diversos aspectos como sincretismo, estética adotada na peça, narrativa, encenação, cultura negra, entre outros. Por fim, à guisa de considerações finais, apontamos os aspectos em Hamlet Sincrético onde estão presentes a gestualidade afro-brasileira e a Linguagem Sincrética; faz-se ver o modo como o texto dramático é tomado como pretexto para construir uma outra camada narrativa, expressa nos elementos representativos dos mitos, figuras e gestos provenientes da cultura afro-brasileira que foram o fundamento da encenação.pt_BR
dc.description.abstractThe present text discusses the notions about Afro-Brazilian gestuality from the spectacle Hamlet Sincrético, which integrates the Trilogia da Identidade performed by Grupo Caixa Preta, as well as the articulations between narrative and staging present in these works. This investigation was configured as a space to reflect on the theatrical creation based on the concept of Syncretic Language, procedure adopted in the creation of the works that compose the Trilogy. The theoretical basis for the development of the dissertation is the critical production made about the Hamlet Sincrético, taking advantage of the wide range of publications that approached this work and treated several aspects such as syncretism, aesthetics adopted in the piece, narrative, staging, black culture, among others. Finally, by way of final considerations, we point out the aspects in Hamlet Sincrético where the Afro Brazilian gestuality and the Syncretic Language are present; it is shown how the dramatic text is taken as a pretext to build another narrative layer, expressed in the representative elements of the myths, figures and gestures originated in the Afro-Brazilian culture that were the foundation of the staging.en
dc.description.abstractDer vorliegende Text befasst sich mit dem Verständnis von afrobrasilianischen Ausdrucksformen anhand der Inszenierung Hamlet Sincrético, die Teil der von der Gruppe Caixa-Preta auf die Bühne gebrachten „Trilogie der Identität“ ist. Darüber hinaus setzt er sich mit den Verknüpfungen zwischen Handlung und Inszenierung auseinander, die sich in diesen Stücken finden. Diese Analyse bietet Raum für die Reflexion des theatralen Schaffensprozesses, der das Konzept von synkretistischen Ausdrucksweise nutzt, welche auch den Ansatz für die Inszenierungen der Trilogie bildete. Die theoretische Grundlage für die Entwicklung dieser Abhandlung sind die Diskurse, die sich mit Hamlet Sincrético auseinandergesetzt haben. Ausgewertet wurde das breite Spektrum an Publikationen, die sich mit dem Stück befassen und verschiedene Aspekte wie Synkretismus, ästhetische Herangehensweise, Handlung, Inszenierung und Schwarze Kultur behandeln. Als Fazit zeigen wir schließlich die Merkmale in Hamlet Sincrético auf, in denen afro-brasilianische Ausdrucksformen und synkretistische Ausdrucksweise liegen. Dadurch wird die Methode sichtbar, wie der dramatische Text als Mittel betrachtet wird, um eine andere Erzählebene zu konstruieren, die sich in den repräsentativen Elementen der Mythen, Bilder und Gesten ausdrückt, die aus der afro brasilianischen Kultur stammen, die wiederum als Basis der Inszenierung diente.de
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatro negropt_BR
dc.subjectBlack theateren
dc.subjectSyncretismen
dc.subjectSincretismopt_BR
dc.subjectGestualidadept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian gestualityen
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectDas Schwarze Theaterde
dc.subjectSynkretismusde
dc.subjectAfro-brasilianische Ausdrucksformende
dc.titleA gestualidade afro-brasileira na cena : articulações entre encenação e narrativa na montagem de Hamlet Sincréticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124677pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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