Influência do atrito em ensaio de estiramento biaxial Erichsen do aço DP600 analisado pelo método de elementos finitos
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Date
2018Type
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Finite element analysis of friction influence in biaxial stretching by Erichsen cup test on dual phase steel
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A redução de recursos operacionais, e.g. tempo e matéria prima, é um dos principais desafios da indústria automotiva. A simulação numérica por elementos finitos atua como uma ferramenta computacional importante para a solução destes problemas, de forma a conferir precisão aos resultados calculados quando comparados aos fenômenos reais, ocorridos, por exemplo, em processos de estampagem. Este trabalho tem como objetivo abordar o efeito das condições de atrito utilizando a simulação numérica comp ...
A redução de recursos operacionais, e.g. tempo e matéria prima, é um dos principais desafios da indústria automotiva. A simulação numérica por elementos finitos atua como uma ferramenta computacional importante para a solução destes problemas, de forma a conferir precisão aos resultados calculados quando comparados aos fenômenos reais, ocorridos, por exemplo, em processos de estampagem. Este trabalho tem como objetivo abordar o efeito das condições de atrito utilizando a simulação numérica computacional, em uma chapa bifásica DP600 pelo ensaio de estiramento Erichsen, em que reproduz as condições biaxiais de deformação visando à ductilidade de chapas para estampagem. Criou-se o modelo a partir da inserção dos dados experimentais deste material no software FORGE. Foi observada a influência do coeficiente de atrito durante a simulação numérica na variação das distribuições de pressão, tensão equivalente, redução de espessura e taxa de deformação. ...
Abstract
The operational resources, i.e. raw materials and time are the primary challenges in the automotive industry. The finite elements method driving as a solution for those problems, in order to obtain an approach results compare real behaves, for example, in the deep drawing process. The objective of this work was a study of friction coefficient conditions in numerical simulation by finite elements of dual phase steel DP600, using Erichsen cup test which simulates biaxial strain aiming at sheet me ...
The operational resources, i.e. raw materials and time are the primary challenges in the automotive industry. The finite elements method driving as a solution for those problems, in order to obtain an approach results compare real behaves, for example, in the deep drawing process. The objective of this work was a study of friction coefficient conditions in numerical simulation by finite elements of dual phase steel DP600, using Erichsen cup test which simulates biaxial strain aiming at sheet metal forming ductility. It has been performed these test with an experiment data inserted on the FORGE software. It could be possible to verify the friction coefficient influence during the numerical simulation in pressure distribution, effective stress, local necking and strain rate. ...
In
Tecnologia em metalurgia, materiais e mineração. São Paulo, SP. Vol. 15, n.4 (out./dez. 2018), p.449-457
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