Uma turma, cinco professores, uma pesquisadora e um encontro : educação e cinema
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho busca compreender como a disciplina de Educação e Cinema pode interferir na formação das professoras pedagogas. De cunho qualitativo, a pesquisa consistiu em um período de observação de um semestre nas aulas da disciplina e entrevistas semi-estruturadas com os cinco professores da mesma. Para a análise dos dados foram utilizadas as formas de pensar elencadas por Elliot Eisner (2008) em seu texto O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação?, que são: o bem ...
Este trabalho busca compreender como a disciplina de Educação e Cinema pode interferir na formação das professoras pedagogas. De cunho qualitativo, a pesquisa consistiu em um período de observação de um semestre nas aulas da disciplina e entrevistas semi-estruturadas com os cinco professores da mesma. Para a análise dos dados foram utilizadas as formas de pensar elencadas por Elliot Eisner (2008) em seu texto O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação?, que são: o bem de ajuste, propósito flexível, forma e conteúdo, pensamento e material, sabemos mais que podemos dizer e outras formas. Os estudos teóricos apontaram para a perspectiva de que a formação das professoras pedagogas está no âmbito do saber e para isso foi preciso uma incursão nos conceitos de conhecimento e saber, além de uma busca por compreender o que é prática e como ela se constitui. Para atender estas demandas buscou-se em Aristóteles na Ética Nicomaqueia, na Metafísica e no Da Alma os entendimentos sobre conhecimento, razão, sensação, percepção, moral, ética e sabedoria prática. Os resultados apontam que a disciplina é capaz de gerar novas discursividades nas futuras professoras pedagogas, além de trazer o desejo e o riso para a sua formação. Também, um importante achado diz respeito à questão dos modelos inspiracionais para as alunas em formação que têm a oportunidade de experienciar uma disciplina com docência compartilhada de cinco professores. ...
Abstract
This work aims to understand how the discipline of Education and Cinema can interfere in the training of teachers. The qualitative nature research consisted of a semester observation period in the discipline's classes and semi-structured interviews with its five teachers. For the data analysis, the ways of thinking listed by Elliot Eisner (2008) were used in his text 'What can education learn from the arts about the practice of education?', which are: the rightness of fit, flexible purposing, f ...
This work aims to understand how the discipline of Education and Cinema can interfere in the training of teachers. The qualitative nature research consisted of a semester observation period in the discipline's classes and semi-structured interviews with its five teachers. For the data analysis, the ways of thinking listed by Elliot Eisner (2008) were used in his text 'What can education learn from the arts about the practice of education?', which are: the rightness of fit, flexible purposing, form and content , thought and material, we know more than we can say and other ways. Theoretical studies pointed to the perspective that the training of teachers is within the scope of know-how and for that it was necessary an incursion in the concepts of knowledge and know-how, in addition to a search to understand what is practice and how it is constituted. In order to meet these demands, it was important to search in Aristotle (Nicomachean Ethics, Metaphysics and Da Alma) understandings about knowledge, reason, sensation, perception, morals, ethics and practical wisdom. The results show that the discipline is capable of generating new discourses in the future teachers, in addition to bringing desire and laughter to their training. Also, an important finding concerns to the question of inspirational models for students in training who have the opportunity to experience a discipline with shared teaching by five teachers. . ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7699)Education (2579)
This item is licensed under a Creative Commons License
