O papel político social da educação escolar : um estudo realizado em uma escola pública do Litoral Norte do RS a partir do período pós-golpe de 2016 até o primeiro semestre da pandemia de COVID-19
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar o papel político social da educação escolar e sua contribuição para a transformação da sociedade a partir de uma Escola Pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e se utilizou de aplicação de questionário a cinco professoras de diferentes áreas de atuação. Além disso, esse presente trabalho expões a contradição da educação emancipatória com a lógica do capital, trazendo o interesse d ...
Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar o papel político social da educação escolar e sua contribuição para a transformação da sociedade a partir de uma Escola Pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e se utilizou de aplicação de questionário a cinco professoras de diferentes áreas de atuação. Além disso, esse presente trabalho expões a contradição da educação emancipatória com a lógica do capital, trazendo o interesse das professoras sobre a o atual momento histórico recente do Brasil, reconhecendo as variadas formas de abordagem sobre a crise política-ideológica brasileira pelas professoras. Por fim, analisa-se qual o papel político social da educação escolar, a partir do período pós-golpe de 2016 até o primeiro semestre da pandemia de covid- 19, tendo em vista e educação emancipatória. ...
Abstract
This course conclusion work aims to investigate the social political role of school education and its contribution to the transformation of society from a Public School on the North Coast of Rio Grande do Sul. The research is characterized as a case study and a questionnaire was applied to five teachers from different areas. In addition, this present work exposes the contradiction of emancipatory education with the logic of capital, bringing teachers' interest in the current recent historical m ...
This course conclusion work aims to investigate the social political role of school education and its contribution to the transformation of society from a Public School on the North Coast of Rio Grande do Sul. The research is characterized as a case study and a questionnaire was applied to five teachers from different areas. In addition, this present work exposes the contradiction of emancipatory education with the logic of capital, bringing teachers' interest in the current recent historical moment in Brazil, recognizing the various ways of approaching the Brazilian political-ideological crisis by teachers. Finally, it is analyzed as a Public School of the North Coast, it can e- or it exercised its social political role, considering the change of society, in the perspective of human emancipation. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License