Show simple item record

dc.contributor.authorMenezes, Crediné Silva dept_BR
dc.contributor.authorAragón, Rosanept_BR
dc.contributor.authorZiede, Mariangela Kraemer Lenzpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-27T04:34:33Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220273pt_BR
dc.description.abstractAprender em rede requer, além da disponibilidade dos recursos, um interesse dos participantes na realização de diálogos descentrados, buscando a coordenação dos diversos pontos de vista com o objetivo de fazer emergir um nível mais qualificado de compreensão da temática em debate. A mera disponibilidade da tecnologia, por mais sofisticada que seja não basta. É fundamental que se estabeleça uma política de participação e que o grupo tenha interesse na avaliação cooperativa. Neste sentido, no desenvolvimento do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância e, mais especificamente, na interdisciplina Seminário Integrador, voltada para a formação do professor-pesquisador, usamos o conceito de arquiteturas pedagógicas para o desenvolvimento de propostas inovadoras com ênfase na aprendizagem em rede. Três destas propostas são apresentadas em conjuntos com as discussões sobre seus usos.pt_BR
dc.description.abstractBesides the resources availability, learning in a network requires the participant's interest in the realization of the decentered dialogues, looking for the coordination of different point of views with the goal to emerge one more qualified level of the comprehension of the thematic in discussion. It is not enough to just have the technology available even with it's sophistication. It is essential that a political establishment of participation be established and that the group has interest in the cooperative evaluation. In this sense, at the development of the graduation course - licensure in pedagogy at the distance educational mode, more precisely at the "Seminário Integrador" interdiscipline, focused for the professor-researcher formation, we used the pedagogical architectures concept for the development of innovative researches with the emphasis at the network learning. Three of these proposals are presented in conjunct with the discussion about it's uses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical innovationen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectICT applied into educationen
dc.subjectPedagogic architectureen
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectNetwork learningen
dc.titleArquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integradorpt_BR
dc.title.alternativePedagogical architectures for the learning in network at the "seminario integrador" context en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000906976pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record