O "Rap AM" interseccionando gerações : um estudo etnomusicológico sobre práticas político-musicais e as dinâmicas de periferia no circuito manauara
Fecha
2020Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta tese é um estudo etnomusicológico/etnográfico com hip hoppers envolvidos no circuito do "Rap AM" em Manaus. Ela objetiva compreender as práticas político-musicais no âmbito da produção e da performance musical desses agentes que se alinham às ações do Hip Hop como meio de produção artístico-cultural constituído nas e pelas dinâmicas de periferia e de uma consciência de rua. Neste sentido, assumo uma postura interdisciplinar ao escutar e olhar a Amazônia urbana representada na Manaus dos ba ...
Esta tese é um estudo etnomusicológico/etnográfico com hip hoppers envolvidos no circuito do "Rap AM" em Manaus. Ela objetiva compreender as práticas político-musicais no âmbito da produção e da performance musical desses agentes que se alinham às ações do Hip Hop como meio de produção artístico-cultural constituído nas e pelas dinâmicas de periferia e de uma consciência de rua. Neste sentido, assumo uma postura interdisciplinar ao escutar e olhar a Amazônia urbana representada na Manaus dos bairros populares. Diferentemente da maioria dos Estudos de Hip Hop no Brasil ligados aos Estudos de Juventude(s)/Culturas Juvenis, lanço mão da proposta teórico-conceitual de interseccionalidade geracional após ter experienciado intersubjetivamente as ações de "quatro gerações" locais de hip hoppers. Neste contexto, argumento que são reveladas potencialidades de "lutas", "resistências" e "ocupação" da cidade por meio da produção de uma Arte/cultura periférica. Durante cerca de oito meses de trabalho de campo presencial e mais de quatro anos de "trabalho de campo virtual" convivi com MCs de batalha, rappers, DJs, beatmakers e produtores musicais da cidade. Pude assim observar que suas ações músico-performáticas se fundam nas fricções geracionais e na intersecção de raça/etnia, classe, gênero e pertencimento/identidade local/regional/nacional/global. Algumas delas estão relacionadas a uma ideia sonoro-performática de Rap que valoriza o pertencimento regional evidenciado na identidade de "ser do Norte". Ao mesmo tempo que esta ideia está diretamente relacionada às "lutas" dos sujeitos periféricos através do Hip Hop em prol das transformações sociais localizadas regionalmente, ela também incide em uma espécie de negação das identidades étnico-raciais predominantes na formação sociocultural de Manaus, o que diferencia este contexto de outros que estão diretamente vinculados às causas dos movimentos negros brasileiros contemporâneos e/ou à "Nação Hip Hop" (entendimento "global" em torno do Hip Hop como cultura negra/latina ou fruto da "diáspora negra"). ...
Abstract
This PhD dissertation is an ethnomusicological/ethnographic study with hip hoppers involved in the "Rap AM" circuit in Manaus city (Amazonas state capitol; Brazilian Amazon; Northern region). It aims to understand the political-musical practices within the scope of the music production and performance of these agents who align themselves with Hip-Hop actions as a means of artistic-cultural production from Ghetto dynamics related to a street consciousness. In this sense, I adopt an interdiscipli ...
This PhD dissertation is an ethnomusicological/ethnographic study with hip hoppers involved in the "Rap AM" circuit in Manaus city (Amazonas state capitol; Brazilian Amazon; Northern region). It aims to understand the political-musical practices within the scope of the music production and performance of these agents who align themselves with Hip-Hop actions as a means of artistic-cultural production from Ghetto dynamics related to a street consciousness. In this sense, I adopt an interdisciplinary stance when listening and looking to the urban Amazon represented through popular neighborhoods in Manaus. Unlike most Hip-Hop Studies in Brazil linked to Youth Studies/Youth Cultures, I cast - after having intersubjectively experienced the actions of local four hip hoppers generations’ - the theoretical-conceptual proposal of generational intersectionality. In this context, I argue that "struggles", "resistance" and the city "occupation" potentialities are revealed through the productions of Ghetto Art/culture. I lived among battle MCs, rappers, DJs, beatmakers and music producers for about eight months of face-to-face fieldwork and more than four years of "virtual fieldwork". I could thus observe that their music-performative actions are based on generational frictions and on the intersection of race/ethnicity, class, gender, and local/regional/national/global identity/belonging. Some of these actions are related to a sound-performative idea of Rap that values the regional belonging evidenced in the identity of "being from the North". While this idea is directly related to the "struggles" of Ghetto people through Hip-Hop in favor of social changes located in the regional background, it also acts on a kind of denial of the main ethnic-racial identities which were present in the socio-cultural formation of Manaus, which differentiates this context from others that are directly linked to the causes of contemporary Brazilian black movements and/or to the "Hip-Hop Nation" ("global" understanding of Hip Hop as a black/Latin culture and/or as a "black diaspora" culture). ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
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