Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
dc.contributor.author | Pereira, Paola Gomes | pt_BR |
dc.contributor.author | Castrogiovanni, Antonio Carlos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-15T04:23:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-4467 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/219979 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A educação ao ar livre (outdoor education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no brasil. uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a educação ao ar livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a educação ao ar livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a complexidade, a educação ao ar livre, o ensino de geografia, a paisagem e o lugar. Realizamos uma análise da base nacional comum curricular do Brasil, considerando os anos finais do ensino fundamental, na área das ciências humanas no componente curricular de geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work we approach new teaching and learning methodologies and reflect on the possible results that might emerge from these practices. Outdoor education (outdoor education) as a study area is largely present in European countries, especially countries of Anglo-Saxon and German origins. In Brazil, non-governmental institutes and organizations sometimes incorporate outdoor education, but this subject is still little or even no explored in regular school education. In this paper we consider the paths that this area might allow to be developed in Brazil. One of the main questions that emerge is: what differentiates outdoor education from a pedagogical field trip carried out outside the classroom? This is one of the questions that will guide our reflections on this work. In this research we seek to approach outdoor education focused on the concept of place, in which the discovery of the local community and the living space are present in the teaching and learning activities that seek the exercise of citizenship. In this way, an education that instigates the involvement with the local community, the understanding of the natural characteristics of a place and a feeling of co-responsibility for the space, can contribute to citizen formation and care with the living space. The research is still in its initial stages and the methodology that has been developed consisted in the building of a theoretical framework that allows us to reflect on concepts related to topics such as complexity, outdoor education, geography teaching, landscape and place. we conducted an analysis of the da base nacional comum curricular (brazilian common national curricular base), considering the final years of elementary education, in the area of human sciences in the curricular component of geography, in order to identify the possibilities of applying outdoor educational practices for the development of specific abilities and skills. We reflect on how outdoor education allows the building of geographical skills and personal transformations, and we present those reflections through activities that can be potential practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n.14 (jul./dez. 2020), p. 77-86 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Coutdoor education | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Geographical skills | en |
dc.title | Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Outdoor education and geography : possibilities in the Brazilian school curriculum | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001124323 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Journal Articles (42747)Humanities (7424)