Show simple item record

dc.contributor.advisorZabadal, Jorge Rodolfo Silvapt_BR
dc.contributor.authorFleck, Jeferson Albinopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T04:27:20Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219908pt_BR
dc.description.abstractO trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados entre si: a interação radiação-matéria e a Química Orgânica. Visa-se fornecer uma descrição mais precisa e intuitiva sobre os processos reativos, sob o prisma dos fenômenos do rearranjo, com base na análise de dois modelos matemáticos complementares: a equação de KleinGordon e a lei de Gauss do Eletromagnetismo. Para tanto, um novo modelo relativista auto-consistente para Física Quântica está sendo formulado. Do ponto de vista educacional, este trabalho segue a teoria da aprendizagem significativa, de David Paul Ausubel, no sentido de utilizar amplamente diversas conexões fundamentais com conceitos físicos consolidados, a fim de compreender novas ideias a respeito da radiação e da matéria.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes a new approach to investigate atomic models, matter structure, radiation and electromagnetism, by integrating two a priori unrelated topics in physical sciences: interaction between radiation and matter and organic chemistry. The aim is to provide a more accurate and intuitive description of reactive processes, from the perspective of rearrangement phenomena, based on the analysis of two complementary mathematical models: the Klein-Gordon equation and the Gauss law of Electromagnetism. In order to accomplish this task, a new relativistic self consistent model for quantum physics is being formulated. From the educational point of view, this work follows the theory of meaningful learning, due to David Paul Ausubel, in the sense that crucial connections with well established physical concepts are widely employed to understand new ideas about radiation and matter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFollowing teachingen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectRadiationen
dc.subjectRadiaçãopt_BR
dc.titleA interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coStaudt, Edersonpt_BR
dc.identifier.nrb001121609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record