A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
dc.contributor.advisor | Zabadal, Jorge Rodolfo Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Fleck, Jeferson Albino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T04:27:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/219908 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados entre si: a interação radiação-matéria e a Química Orgânica. Visa-se fornecer uma descrição mais precisa e intuitiva sobre os processos reativos, sob o prisma dos fenômenos do rearranjo, com base na análise de dois modelos matemáticos complementares: a equação de KleinGordon e a lei de Gauss do Eletromagnetismo. Para tanto, um novo modelo relativista auto-consistente para Física Quântica está sendo formulado. Do ponto de vista educacional, este trabalho segue a teoria da aprendizagem significativa, de David Paul Ausubel, no sentido de utilizar amplamente diversas conexões fundamentais com conceitos físicos consolidados, a fim de compreender novas ideias a respeito da radiação e da matéria. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work proposes a new approach to investigate atomic models, matter structure, radiation and electromagnetism, by integrating two a priori unrelated topics in physical sciences: interaction between radiation and matter and organic chemistry. The aim is to provide a more accurate and intuitive description of reactive processes, from the perspective of rearrangement phenomena, based on the analysis of two complementary mathematical models: the Klein-Gordon equation and the Gauss law of Electromagnetism. In order to accomplish this task, a new relativistic self consistent model for quantum physics is being formulated. From the educational point of view, this work follows the theory of meaningful learning, due to David Paul Ausubel, in the sense that crucial connections with well established physical concepts are widely employed to understand new ideas about radiation and matter. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Following teaching | en |
dc.subject | Física : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Radiation | en |
dc.subject | Radiação | pt_BR |
dc.title | A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Staudt, Ederson | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121609 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.program | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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