O brilho de mil sóis : história, memória e esquecimento sobre a bomba atômica nos Estados Unidos e no Japão
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2020Author
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Doctorate
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta tese apresenta uma discussão sobre os usos do passado sobre a bomba atômica nos EUA e no Japão. Minha hipótese inicial é que a experiência do/com tempo nunca mais foi a mesma após jogarem as bombas atômicas sob o Japão em 1945. Proponho uma investigação sobre como a bomba atômica foi utilizada, manipulada, contestada e até mesmo comemorada para fins políticos e ideológicos em diferentes contextos. A partir de três conceitos geradores sobre o uso do passado, consagrados por Paul Ricoeur (20 ...
Esta tese apresenta uma discussão sobre os usos do passado sobre a bomba atômica nos EUA e no Japão. Minha hipótese inicial é que a experiência do/com tempo nunca mais foi a mesma após jogarem as bombas atômicas sob o Japão em 1945. Proponho uma investigação sobre como a bomba atômica foi utilizada, manipulada, contestada e até mesmo comemorada para fins políticos e ideológicos em diferentes contextos. A partir de três conceitos geradores sobre o uso do passado, consagrados por Paul Ricoeur (2007) – memória, história e esquecimento – analiso como os discursos sobre a bomba atômica são utilizados, manipulados e conformados nestes três modos de lidar com o passado nos EUA e no Japão em diferentes contextos distintas motivações. Busco compreender como de maneira direta e indireta o evento "bomba atômica" foi usado como uma justificativa para ações variadas, como políticas de memória que reforçam outros esquecimentos e até mesmo estimulam e modelam sociedades a partir da mídia utilizando um discurso do medo de uma ameaça distópica, mas possível. Portanto, analiso uma série de elementos que envolvem a bomba atômica. Desde produções culturais (cinema, desenhos animados, literatura e games), políticas memoriais e a historiografia sobre a bomba atômica e suas permanências, focando no país alvo e perdedor da guerra (o Japão) e o algoz e vencedor da guerra (os EUA). Meu principal argumento constrói-se a partir da ideia que a mudança de discurso e a forma como a bomba atômica aparece na centralidade dos argumentos sobre esse período do passado se deve a motivações políticas, éticas, e até etnocêntricas (dentro da binariedade de civilização/barbárie ou Ocidente/Oriente), mas que em nenhum dos casos mantém uma linearidade. O ponto de tensão deste argumento está no fato de que os diversos usos dados a bomba atômica fazem da factualidade deste evento um mero detalhe, tornando o mesmo uma grande possibilidade de reflexão sobre o arcabouço teórico e prático de como o passado poder ser usado, manifestado e representado em diferentes contextos. ...
Abstract
This thesis presents a discussion of the past uses of the atomic bomb in the USA and Japan. My initial hypothesis is that the experience of / with time was never the same after dropping atomic bombs under Japan in 1945. I Investigate how the atomic bomb was used, manipulated, contested and even celebrated for political and ideological purposes in different contexts. Based on three generating concepts about the use of the past, consecrated by Paul Ricoeur (2007) - memory, history and forgetfulne ...
This thesis presents a discussion of the past uses of the atomic bomb in the USA and Japan. My initial hypothesis is that the experience of / with time was never the same after dropping atomic bombs under Japan in 1945. I Investigate how the atomic bomb was used, manipulated, contested and even celebrated for political and ideological purposes in different contexts. Based on three generating concepts about the use of the past, consecrated by Paul Ricoeur (2007) - memory, history and forgetfulness - I analyze how the speeches about the atomic bomb are used, manipulated and shaped in these three ways of dealing with the past in the USA and in Japan in different contexts different motivations. I seek to understand how, in a direct and indirect way, the event "atom bomb" was used as a justification for various actions, since the cause of wars, memory policies that reinforce other forgetfulness and even stimulate and shape societies from the media using a discourse of fear of a dystopian threat, but possible. Therefore, I analyze a series of elements that involve the atomic bomb. From cultural productions (cinema, cartoons, literature and games), memorial policies and the historiography about the atomic bomb and its permanencies, focusing on the target country and loser of the war (Japan) and the executioner and winner of the war (USA). My main argument is based on the idea that the change in discourse and the way the atomic bomb appears in the centrality of arguments about this period of the past is due to political, ethical, and even ethnocentric motivations (within the binary of civilization / barbarism or West / East), but which in neither case maintains a linearity. The point of tension of this argument is the fact that the various uses given to the atomic bomb make the factuality of this event a mere detail, making it a great possibility for reflection on the theoretical and practical framework of how the past can be used, manifested and represented in different contexts. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Collections
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Humanities (7540)History (662)
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