Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica : construção de uma usina hidrelétrica na cidade de Itapiranga - SC
dc.contributor.author | Rambo, Pedro Henrique Schuck | pt_BR |
dc.contributor.author | Fioreze, Leandra Anversa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T04:25:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-426X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/219757 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente relato de experiência objetiva investigar como a Modelagem Matemática pode contribuir para a aprendizagem da matemática e para o desenvolvimento sociocrítico relacionado à construção de uma usina hidrelétrica. A prática foi realizada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola do campo, localizada em Santa Catarina. O problema modelado pelos estudantes foi “A barragem é uma alternativa vantajosa para o município de Itapiranga? Por quê?”. A escolha da barragem como temática vem ao encontro com as perspectivas da Educação do Campo, objetivando contemplar a demanda dos povos campesinos por um currículo próprio e específico para o campo. No que se refere às conclusões, foi possível constatar que a Modelagem Matemática propiciou um ambiente investigativo, oportunizando que os alunos refletissem sobre as vantagens e desvantagens na construção da usina hidrelétrica na comunidade, do ponto de vista econômico e social, utilizando-se dos conhecimentos matemáticos necessários para contribuir com essa análise. | pt_BR |
dc.description.abstract | This experience report aims to investigate how Mathematical Modeling can contribute to the learning of mathematics and to the sociocritical development related to the construction of a hydroelectric power plant. The practice was carried out in a second year high school class at a rural school, located in Santa Catarina. The problem modeled by the students was: “Is the dam an advantageous alternative for the county of Itapiranga? Why?". Choosing the dam as a theme stems from the perspectives of Rural Education, aiming to contemplate peasant peoples' demands for their own curriculum dedicated specifically to the countryside. Regarding the findings, it was possible to verify that Mathematical Modeling provided an investigative environment, allowing students to reflect on the advantages and disadvantages of the construction of the hydroelectric power plant in the community. Analyzing economic, environmental and social issues, students mobilized mathematical knowledge to contribute to their research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2021. Vol. 12, n. 2 (2021), p. 1-25 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mathematical Modeling | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Sociocritical Perspective | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | en |
dc.subject | Field Education | en |
dc.subject | Hydroeletric Power Plan | en |
dc.title | Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica : construção de uma usina hidrelétrica na cidade de Itapiranga - SC | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical Modeling from a sociocritical perspective : construction of a hydroeletric plant in the city of Itapiranga-SC | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001123993 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Humanas (6937)