Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFogliatto, Flavio Sansonpt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Thiago Antunes da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-09T04:24:50Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219700pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise comparativa entre três rankings internacionais para classificação de universidades: o (i) Academic Ranking of World Universities (ARWU), o (ii) Quacquarelli-Symonds World University Rankings (QS) e o (iii) Times Higher Education World University Rankings (THE). A escolha dos rankings para análise se justifica por suas metodologias consideradas abrangentes e confiáveis para aferir o nível de excelência de instituições de ensino superior. O presente artigo, realizado através de uma pesquisa documental nos portais de internet de cada ranking, executou a análise dos dados através de estatísticas descritivas. Considerando o ano base de 2019, foram comparadas as 50 universidades melhor posicionadas em cada ranking, de acordo com seus indicadores e pesos correspondentes. Concluiu-se que o ARWU prioriza indicadores de pesquisa, enquanto o QS enfatiza a reputação das universidades; já o THE prioriza dimensões de pesquisa e ensino, diferindo-se dos demais. Verificou-se também que a dimensão “Citações” tem o maior impacto nos três rankings analisados, o que pode auxiliar em uma discussão sobre quais indicadores são mais importantes na definição de diretrizes de modo a promover a melhoria simultânea de uma determinada universidade no posicionamento geral nos rankings.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a comparative analysis between three international classification systems for ranking universities, namely: (i) Academic Ranking of World Universities (ARWU), (ii) Quacquarelli-Symonds World University Rankings (QS), and (iii) Times Higher Education World University Rankings (THE). The choice of rankings for analysis is justified by their methodologies considered comprehensive and reliable to assess the level of excellence of higher education institutions. This article, carried out through a documentary search on the Internet sites of each ranking, relied on the statistical analysis of data grounded on descriptive statistics. Considering the base18 year of 2019, the 50 universities best positioned in each ranking were compared, given their indicators and corresponding weights. We concluded that ARWU prioritizes research indicators, while QS emphasizes the reputation of universities; THE prioritizes research and teaching dimensions, differing from the others. It was also found that the dimension "Citations" has the greatest impact on the three rankings analyzed, which can assist in a discussion on which indicators are most important in defining guidelines order to promote the simultaneous improvement of a given university in the overall positioning in the rankings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectUniversidade : Avaliaçãopt_BR
dc.titleAnálise comparativa dos principais rankings universitários internacionais : proposta de diretrizes para aprimorar o desempenho de uma IFESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124054pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem