Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel dept_BR
dc.contributor.authorCosta, Severino Henrique dapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-02T04:26:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219421pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo investigar a inserção de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do curso de Ciências Biológicas e que ingressaram na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE e foi consultada a base de dados do Programa de Iniciação Científica e Coordenação de Pós-Graduação. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em sua pós-graduação. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco tem um amplo e valoroso programa de iniciação científica fazendo com que graduandos ingressem na pós-graduação com embasamento prévio e conhecimento da área previamente conhecida.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the insertion of students from the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), from the Biological Sciences course and who entered graduate school. For this, functional data was sought from the Dean of Research and Graduate Studies at UFRPE and the database of the Scientific Initiation and Graduate Coordination Program was consulted. The research, with a predominantly qualitative approach, showed that the university trains professionals with sufficient competence to even absorb part of its own graduates in their graduate studies. It is concluded that the Federal Rural University of Pernambuco has a wide and valued program of scientific initiation, causing undergraduate students to enter graduate school with previous knowledge and knowledge of the previously known area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGraduatesen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectBiological sciencesen
dc.subjectAluno egressopt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.titleA importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124101pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples