A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
View/ Open
Date
2021Author
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do curso de Ciências Biológicas e que ingressaram na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE e foi consultada a base de dados do Programa de Iniciação Científica e Coordenação de Pós-Graduação. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competênc ...
Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do curso de Ciências Biológicas e que ingressaram na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE e foi consultada a base de dados do Programa de Iniciação Científica e Coordenação de Pós-Graduação. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em sua pós-graduação. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco tem um amplo e valoroso programa de iniciação científica fazendo com que graduandos ingressem na pós-graduação com embasamento prévio e conhecimento da área previamente conhecida. ...
Abstract
This study aimed to investigate the insertion of students from the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), from the Biological Sciences course and who entered graduate school. For this, functional data was sought from the Dean of Research and Graduate Studies at UFRPE and the database of the Scientific Initiation and Graduate Coordination Program was consulted. The research, with a predominantly qualitative approach, showed that the university trains professionals with sufficient compet ...
This study aimed to investigate the insertion of students from the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), from the Biological Sciences course and who entered graduate school. For this, functional data was sought from the Dean of Research and Graduate Studies at UFRPE and the database of the Scientific Initiation and Graduate Coordination Program was consulted. The research, with a predominantly qualitative approach, showed that the university trains professionals with sufficient competence to even absorb part of its own graduates in their graduate studies. It is concluded that the Federal Rural University of Pernambuco has a wide and valued program of scientific initiation, causing undergraduate students to enter graduate school with previous knowledge and knowledge of the previously known area. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Collections
-
Multidisciplinary (2563)
This item is licensed under a Creative Commons License