Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorSoares, Rodrigo de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-02T04:26:05Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219417pt_BR
dc.description.abstractA internet é um fenômeno com acelerada popularização e que, desta maneira, tem transformando o modo como as relações se estabelecem na contemporaneidade, tornando-se um espaço para obter conhecimento sobre o mundo, trabalhar, estudar, manter relações e se comunicar. Seu uso excessivo e ampla disponibilidade suscitam questões sobre seu potencial mobilizador de dependência. A construção científica feita pela Psicologia e áreas relacionadas à temática tem crescido nos últimos anos e motivou a elaboração deste trabalho, que intenciona discutir o uso problemático de internet e suas implicações na Educação, mais especificamente a sua relação com a performance acadêmica. A pesquisa, de caráter exploratório, teve como público-alvo estudantes universitários que, parecem correr maior risco de desenvolver um comportamento dependente na rede. Antes da coleta propriamente dita, foi realizado um estudo preliminar com 173 participantes. Neste estudo foi utilizado o Internet Addiction Test (IAT) – instrumento já validado em português e que classifica o respondente entre os níveis Normal, Leve, Moderado e Grave. Concluiu-se que 61,85% destes apresentavam níveis de dependência Leve e Moderado. A frequência do uso e a falta de controle do tempo conectado indicaram a valorização da vida virtual e possíveis prejuízos na rotina. No entanto, ainda que os níveis de dependência de internet obtidos no estudo preliminar não sejam considerados graves, vale ressaltar que a premissa foi a de sinalizar riscos de estabelecimento futuro do uso problemático na medida em que os escores obtidos são um recorte momentâneo e que o participante pode transitar pelos diferentes níveis ao longo de seu histórico de utilização e de sua graduação. Já na coleta, além do IAT, também foram fornecidas informações acerca do rendimento dos alunos, com o objetivo de articular estes dados somados a outros contidos no questionário sócio-demográfico, de modo a discutir a maneira que os participantes encaram esta experiência assim como os prejuízos que estes podem identificar e a dimensão que tomam em sua rotina diária. O recrutamento foi feito em uma faculdade particular do Rio Grande do Sul, e os dados do IAT foram submetidos a uma análise estatística através do SPSS. Como resultado, não foi possível constatar uma associação estatisticamente significativa entre níveis e performance, não havendo uma relação entre médias mais baixas e maiores níveis de dependência e vice versa. Também não foi encontrada correlação significativa entre níveis e semestre assim como entre níveis e sexo. A proporção encontrada para os níveis de dependência foi de 49,4% para o nível Normal, 38,8% para o Nível Leve e 11,8% para o nível Moderado. Nenhum participante foi classificado no nível Grave.pt_BR
dc.description.abstractThe Internet is a phenomenon with accelerated popularization and, because of that, has transformed the way relationships establish contemporaneously, becoming a space where we can gain knowledge about the world, work, study, maintain relationships and communicate. Its overuse and wide availability brings questions about its potential for causing dependency. The scientific construction made by Psychology and related areas has grown over the past years and motivated the elaboration of this work, which intends to discuss the problematic use of the Internet and its implications in Education, more specifically its relation with academic performance. This exploratory research is focused on college students, who seem to be at greater risk of developing a dependent behavior on the Internet. Before the collection, a preliminary study was conducted with 173 participants. We used the Internet Addiction Test (IAT) – an already validated instrument in Brazilian Portuguese that ranks users in levels Normal, Mild, Moderate, and Severe. We concluded that 61.85% of these had levels of mild and moderate dependency. The frequency of use and the lack of control of the connected time indicated the valorization of the virtual life and possible damages in the routine. However, even if the levels of Internet dependency obtained in the preliminary study are not considered severe, it is worth mentioning that the premise was to point the risks of future establishment of problematic use insofar as the obtained scores are a momentary cut and that participants can go through different levels throughout his usage history and graduation. During data collection, besides the IAT results, students’ grades were provided. The objective was to articulate these data in addition to others provided by the socio-demographic questionnaire, in order to discuss the way that participants see this experience as well as the harm they can identify and the dimension they take in their daily routine. The recruitment was done at a private university in Rio Grande do Sul and the IAT data was submitted to a statistical analysis through SPSS. As a result, it was not possible to find a statistically significant association between levels and performance, so there was not a strong relationship between lower grades and higher levels of dependence and vice versa. Also, there was no significant correlation between levels and semester as well as between levels and gender. The proportion found for dependency levels was 49.4% for the Normal level, 38.8% for the Light Level and 11.8% for the Moderate level. No participants were rated at the Serious level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternet addictionen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAcademic performanceen
dc.subjectDependênciapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titleSem wifi eu não vou : evidenciando possíveis relações entre dependência de internet e performance acadêmicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001124125pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples