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dc.contributor.advisorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorAriotti, Paulapt_BR
dc.date.accessioned2010-05-12T04:17:00Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21922pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo propor um método para aprimorar a estimativa de emissões veiculares em áreas urbanas através da utilização de modelagem híbrida de tráfego associada a modelos de previsão de emissões. A modelagem híbrida agrega as vantagens individuais das abordagens agregada e desagregada de tráfego, uma vez que combina a micro-simulação de tráfego em áreas específicas com a simulação agregada em uma área de estudo mais abrangente. O método proposto neste trabalho foi consolidado a partir do desenvolvimento de um estudo de caso que consistiu na modelagem de uma rede viária com características distintas de infraestrutura e operação viárias. Os resultados do estudo de caso permitiram a identificação de trechos da rede viária nos quais as estimativas de emissões provenientes de modelos agregados foram significativamente diferentes das estimativas derivadas de modelos microscópicos, demonstrando a importância de uma abordagem híbrida. A utilização do método proposto pode embasar a elaboração e implementação de políticas de transportes que busquem reduzir a ocorrência de eventos responsáveis pela geração de elevados níveis de emissões.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to propose a method to improve the vehicle emissions estimation in urban area. The method associates hybrid traffic flow models with emission models. Hybrid traffic modeling combines the specific advantages of aggregate and disaggregated approaches, since they integrate traffic microssimulation in specific areas with agregated simulation in a wide area. The development of the proposed method was based on a case study consisting in the modeling a road network with different operations and infrastructure characteristics. Case study results indicated that emission estimates obtained from aggregated models were significantly different from emission estimates derived from microscopic models on some road segments, emphasizing the importance of a hybrid approach adopted in the method proposed in this work. The proposed method can be used to guide the development and implementation of transportation policies that aim to reduce the number of traffic events responsible for high levels of emissions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHybrid modelingen
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectEmissões atmosféricaspt_BR
dc.subjectEstimation of emissionsen
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectTraffic modelsen
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectEmission modelsen
dc.titleMétodo para aprimorar a estimativa de emissões veiculares em áreas urbanas através de modelagem híbrida em redespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000737699pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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