Show simple item record

dc.contributor.authorSousa, Diego Neves dept_BR
dc.contributor.authorKato, Hellen Christina de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorNiederle, Paulo Andrépt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Alexandre Aires dept_BR
dc.contributor.authorMilagres, Cleiton Silva Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T04:22:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0104-1096pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219202pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo relatar a experiência das estratégias utilizadas de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar adotadas no Tocantins, por meio da articulação de diferentes competências interinstitucionais a fim de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar pelo incentivo ao consumo de peixe nas escolas públicas. Foram descritas duas ações pilotos coordenadas pela Embrapa com o público das colônias de pescadores artesanais e associações de aquicultores familiares. A construção das estratégias de comercialização foi desenvolvida baseada na contribuição das especificidades de cada instituição que atua no projeto e de demandas advindas da agricultura familiar para a inserção do pescado por meio de políticas públicas. Os resultados apontam que as estratégias propostas podem servir como benchmarking para que outras realidades tenham alternativas de comercialização, principalmente no contexto dos mercados institucionais.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this article is to report the experience of the strategies used to commercialize fish from family farms for school feeding adopted in the state of Tocantins, Brazil, through the articulation of different interinstitutional competences to promote rural development and promote food security through the encouragement to fish consumption in public schools. The study described two pilot actions coordinated by Embrapa with the public of the colonies of artisanal fishermen and associations of family fish farmers. The construction of commercialization strategies was developed based on the contribution of the specificities of each institution that operates in the project and the demands of family farming for insertion of the fish in the market through public policies. The results indicate that the proposed strategies can work as benchmarking so that other realities have commercialization alternatives, especially in the context of institutional markets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de ciencia e tecnologia. Brasília, DF. Vol. 36, n. 2 (2019), e26450, p. 1-13pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural developmenten
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInstitutional marketsen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectArtisanal fishermenen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectPescadopt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectSociologia ruralpt_BR
dc.subjectFood and nutrition securityen
dc.subjectTocantins : Aspectos sociaispt_BR
dc.titleEstratégias de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar : a experiência no estado do Tocantinspt_BR
dc.title.alternativeStrategies to commercialize fish from family farms for school feeding : the experience of Embrapa in state of Tocantinsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122049pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record