Show simple item record

dc.contributor.advisorValle, Flavia Pilla dopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ariadne Paz dapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T04:22:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219187pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como tema o campo da dança, as noções de representatividade e empoderamento da mulher negra, partindo inicialmente da ideia de pesquisar quem são as mulheres negras que trabalham com dança e escrevem sobre dança no Brasil e o que elas têm produzido. A partir deste questionamento desenvolvi a pesquisa escrevendo sobre o referencial teórico produzido por três mulheres negras, artistas e professoras, e as temáticas abordadas em suas escritas. Refletindo acerca da questão: que discursos mulheres negras que se constituíram como referenciais no campo da Dança têm articulado e movimentado na área da dança e artes da cena? Assim, pretende-se contribuir com a visibilidade e representatividade da mulher negra na dança, considerando que essas referências muitas vezes são desconhecidas, invisibilizadas e raramente abordadas nos cursos superiores em dança. A metodologia desta pesquisa segue o cunho de pesquisas bibliográficas e de revisões de bibliografia, na qual é organizada uma síntese de algumas produções acadêmicas de Nadir Nóbrega de Oliveira, Inaicyra Falcão dos Santos e Amélia Vitória de Souza Conrado. Na pesquisa foi elaborado também um levantamento das temáticas abordadas nos textos, dos autores utilizados como referencial e das metodologias utilizadas por essas autoras, com o intuito de destacar a contribuição dessas mulheres para a área das artes da cena. Propondo também uma reflexão acerca da representatividade, visibilidade e empoderamento da mulher negra, temáticas que perpassam questões e conceitos de identidade e interseccionalidade, que estão presentes nos textos das autoras.pt_BR
dc.description.abstractThe research has dance, representation and empowerment of black women as its theme. Starting from the idea of find out who are the black women that work with and write about dance in Brazil, and what they have produced.From this questioning, I developed the research writing about the theoretical framework produced by three black women, artists and teachers, and themes addressed in their writings. Reflecting on the question: what discourses have black women articulated and moved in the area of dance and performing arts? Thus, it is intended to contribute to the visibility and representativeness of black women in dance, considering that these references are often unknown, invisible and rarely addressed in higher education courses of dance. The methodology of this research follows the nature of bibliographic research and literature reviews, in which a synthesis of some academic productions by Nadir Nóbrega de Oliveira, Inaicyra Falcão dos Santos and Amélia Vitória de Souza Conrado is organized. In the research is made a survey of the theme in texts, authors and methodologies used as a reference, seeking to highlight the contribution of these women to the area of performing arts. Also proposing a reflection on representation, visibility and empowerment of black women, themes that permeate questions and concepts of identity and intersectionality, which are present in the texts of the authors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReference in danceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectBlack womenen
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectPerforming artsen
dc.titleNadir, Inaicyra e Amélia : mulheres negras, artistas, pesquisadoras, professoras, autoras e suas contribuições teóricas para o campo da dançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123684pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record