Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
Fecha
2020Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Resumo
Esse trabalho é resultado de uma pesquisa orientada pelo objetivo geral de investigar as potencialidades e os limites da produção de um espaço alternativo ao espaço de acumulação que trata a educação como mercadoria. Aqui foram analisadas as contradições que aparecem na circunscrição de uma organização que se propõe à autogestão na totalidade capitalista, argumentando que a estimulação consciente dessas contradições é uma ferramenta contra a internalização do espaço abstrato. Os arcabouços teór ...
Esse trabalho é resultado de uma pesquisa orientada pelo objetivo geral de investigar as potencialidades e os limites da produção de um espaço alternativo ao espaço de acumulação que trata a educação como mercadoria. Aqui foram analisadas as contradições que aparecem na circunscrição de uma organização que se propõe à autogestão na totalidade capitalista, argumentando que a estimulação consciente dessas contradições é uma ferramenta contra a internalização do espaço abstrato. Os arcabouços teóricos utilizados para a construção desse pensamento são a filosofia da educação crítica de Paulo Freire (1984) e a produção social do espaço de Henri Lefebvre (1991). Para a produção de dados, a pesquisa de campo foi realizada através do método de observação participante em uma organização que se apresenta como um cursinho de pré-vestibular popular, além de também terem sido utilizadas entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos da organização. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6071)Administración (1952)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License