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dc.contributor.authorAntunes Júnior, Estevão Luciano Quevedopt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:27:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0104-1037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218804pt_BR
dc.description.abstractAssumindo a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões sociocientíficas e alfabetização científica como posições contra-hegemônicas na área da pesquisa em educação em ciências, buscou-se identificar, no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos finais do ensino fundamental, como tais perspectivas críticas são sustentadas e se são interpeladas por visões tradicionais que recaem nos chamados mitos CTS: a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a concepção salvacionista da ciência e da tecnologia e o determinismo tecnológico. Como procedimento metodológico, foi adotado um método misto que relaciona a análise metalinguística bakhtiniana e a técnica de mineração de texto (text mining). Os resultados indicam que o documento curricular analisado não consegue superar perspectivas curriculares tradicionais, revisitando um discurso que reforça os mitos CTS na educação em ciências.pt_BR
dc.description.abstractTaking the STS (Science, Technology and Society) perspective, sociocientific issues and scientific literacy as counter-hegemonic positions in the research for science education, we seek to identify, in the legal document Base Nacional Comum Curricular aimed at the final years of Elementary School, how such critical perspectives are sustained and whether they are questioned by traditional views that fall under so-called STS myths: the superiority of the technocratic decisionmaking model, the salvationist perspective of science and technology, and technological determinism. As methodological procedures, we employ a mixed method that relates Bakhtinian metalinguistic analysis and text-mining technique. The results indicate that the curricular document analyzed could not overcome traditional curricular perspectives, once again using a discourse that reinforces STS myths in science education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm aberto. Brasília. Vol. 33, n. 107 (jan./abr. 2020), p. 141-154pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectBakhtinian analysisen
dc.subjectText miningen
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleBase Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.title.alternativeCommon National Curricular Base, Natural Sciences at the final years of elementary school and the myths about Science, Technology, and Society en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121808pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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