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Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
dc.contributor.author | Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda | pt_BR |
dc.contributor.author | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-13T04:27:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-1037 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218804 | pt_BR |
dc.description.abstract | Assumindo a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões sociocientíficas e alfabetização científica como posições contra-hegemônicas na área da pesquisa em educação em ciências, buscou-se identificar, no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos finais do ensino fundamental, como tais perspectivas críticas são sustentadas e se são interpeladas por visões tradicionais que recaem nos chamados mitos CTS: a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a concepção salvacionista da ciência e da tecnologia e o determinismo tecnológico. Como procedimento metodológico, foi adotado um método misto que relaciona a análise metalinguística bakhtiniana e a técnica de mineração de texto (text mining). Os resultados indicam que o documento curricular analisado não consegue superar perspectivas curriculares tradicionais, revisitando um discurso que reforça os mitos CTS na educação em ciências. | pt_BR |
dc.description.abstract | Taking the STS (Science, Technology and Society) perspective, sociocientific issues and scientific literacy as counter-hegemonic positions in the research for science education, we seek to identify, in the legal document Base Nacional Comum Curricular aimed at the final years of Elementary School, how such critical perspectives are sustained and whether they are questioned by traditional views that fall under so-called STS myths: the superiority of the technocratic decisionmaking model, the salvationist perspective of science and technology, and technological determinism. As methodological procedures, we employ a mixed method that relates Bakhtinian metalinguistic analysis and text-mining technique. The results indicate that the curricular document analyzed could not overcome traditional curricular perspectives, once again using a discourse that reinforces STS myths in science education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Em aberto. Brasília. Vol. 33, n. 107 (jan./abr. 2020), p. 141-154 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Bakhtinian analysis | en |
dc.subject | Text mining | en |
dc.subject | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
dc.title.alternative | Common National Curricular Base, Natural Sciences at the final years of elementary school and the myths about Science, Technology, and Society | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121808 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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