Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:26:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1516-1536pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218788pt_BR
dc.description.abstractA leitura de imagem é uma experiência importante de ser proporcionada às crianças leitoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é propor um caminho didático para mediar a leitura da imagem a partir do livro de imagem. Essa proposta didática tem como base teórica, também relevante na sua metodologia, a semióticadiscursiva (BARROS, 2005; GREIMAS, 2002) e o seu desdobramento voltado ao texto visual, a semiótica plástica (FLOCH, 1985). Para isso, depois de situar alguns conceitos, um exemplo de leitura de um livro de imagem é apresentado, traçando o percurso gerativo de sentido. Esse percurso de sentido também é o caminho para a organização das ações didáticas para a leitura mediada que se descreve. Por fim, algumas reflexões em torno do fazer do mediador, seus modos de ser e agir ou os regimes de interação (LANDOWSKI, 2014) estabelecidos por ele são colocados em pauta. Mediar a leitura do livro de imagem é uma experiência necessária como prática de letramento visual. Isso envolve conhecer como o texto a ser lido produz sentido e assumir um comportamento mediador quereconheça a interação estabelecida como meio de ampliar ou reduzir as possibilidades de sentido no processo didático da mediação.pt_BR
dc.description.abstractConsidering thatimage reading is an important experience to be provided to children in elementary school, this paper presents a didactic way to mediate image reading through a picture book. It has as its theoretical support, which is also relevant to its methodology, the discursive semiotics (BARROS, 2005; GREIMAS 2002) and its application to visual text reading –plastic semiotics (FLOCH, 1985). An example of reading an image book is offered, tracing the generative path of meaning, which also serves to organize the didactic actions of the mediated reading. The paper finishes with some reflections on the mediator's role –his or her ways of being and acting –or on the interaction regimes (LANDOWSKI, 2014) established by him or her. It is argued that mediating the process of reading image books is a must do practice of visual literacy, which involves knowing how texts create meaning and recognizing interaction as a way of expanding or reducing the possibilities of meaning in the didactic process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGraphos : revista da Pós-Graduação em Letras. João Pessoa. Vol. 22, n. 2 (2020), p. 182-198pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectImage readingen
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectVisual literacyen
dc.subjectDidacticsen
dc.titleUma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagempt_BR
dc.title.alternativeA teaching proposal for thereading mediation of a picture book en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121478pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples