Delineando masculinidades desde a infância
Visualizar/abrir
Data
2010Tipo
Resumo
O objetivo deste texto é discutir algumas questões sobre a constituição das masculinidades no contexto de uma escola de Educação Infantil, observando alguns dos investimentos feitos para que as crianças se constituam como homens e mulheres heteronormatizados. Para a realização das análises, foram utilizados como referencial teórico os Estudos de Gênero, algumas contribuições dos Estudos Culturais em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista de análise. As observações foram feitas com um ...
O objetivo deste texto é discutir algumas questões sobre a constituição das masculinidades no contexto de uma escola de Educação Infantil, observando alguns dos investimentos feitos para que as crianças se constituam como homens e mulheres heteronormatizados. Para a realização das análises, foram utilizados como referencial teórico os Estudos de Gênero, algumas contribuições dos Estudos Culturais em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista de análise. As observações foram feitas com um grupo de vinte e cinco crianças de cinco anos de idade, de uma escola infantil da Rede Municipal de Educação da cidade de Porto Alegre, no período de dois meses, totalizando cem horas de observação. ...
Contido em
Instrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 12, n.2 (maio 2010), p. 177-182
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Humanas (6795)
Este item está licenciado na Creative Commons License