Origem social e escolha pelo curso de graduação : inferências a partir de dados do ENADE
View/ Open
Date
2021Type
Title alternative
Social background and choosing an undergraduate course : inferences from E NADE data
Origen social y elección para oferta acadêmica de grado : inferencias a partir de datos de E NADE
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho analisamos dados de 861 mil estudantes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes entre 2016 e 2018, em relação aos motivos que levam à escolha de um curso de graduação. Realizamos análises estatísticas e adotamos a teoria bourdiana sobre as desigualdades sociais e escolares para interpretar nossos resultados. Identificamos a inserção no mercado e os cursos a distância como motivos nas classes menos favorecidas; a busca por cursos com baixa concorrência, mas val ...
Neste trabalho analisamos dados de 861 mil estudantes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes entre 2016 e 2018, em relação aos motivos que levam à escolha de um curso de graduação. Realizamos análises estatísticas e adotamos a teoria bourdiana sobre as desigualdades sociais e escolares para interpretar nossos resultados. Identificamos a inserção no mercado e os cursos a distância como motivos nas classes menos favorecidas; a busca por cursos com baixa concorrência, mas valorizados soci almente, nas classes médias; e a escolha por influência familiar ou vocação nas classes altas. Esses resultados confirmam as diferenciações e desigualdades das classes sociais no sistema universitário brasileiro. ...
Abstract
In this work, we analyzed data from 861 thousand students who took the National Student Performance Exam between 2016 and 2018, concerning the reasons that lead them to choose an undergraduate course. We performed statistical analyses and adopted Bourdieu’s theory on social and school inequalities in order to interpret our results. We identified market insertion and distance - learni ng courses as reasons for the lower classes; the search for courses with low competition, but socially valued, i ...
In this work, we analyzed data from 861 thousand students who took the National Student Performance Exam between 2016 and 2018, concerning the reasons that lead them to choose an undergraduate course. We performed statistical analyses and adopted Bourdieu’s theory on social and school inequalities in order to interpret our results. We identified market insertion and distance - learni ng courses as reasons for the lower classes; the search for courses with low competition, but socially valued, in the middle classes; and the choice due to family influence or vocation in the upper classes. These results confirm the differences and inequal ities of social classes in the Brazilian university system. ...
Resumen
En este trabajo, analizamos datos de 861 mil estudiantes que tomaron el Examen Nacional de Desempeño Estu diantil entre 2016 y 2018, en relación con las razones que llevaron a la elección de una oferta académica de grado. Realizamos análisis estadísticos y adoptamos la teoría de Bourdieu sobre las desigualdades sociales y escolares para interpretar nuestros re sultados. Identificamos la inserción en el mercado y los cursos de aprendizaje a distancia como razones para las clases menos favorecida ...
En este trabajo, analizamos datos de 861 mil estudiantes que tomaron el Examen Nacional de Desempeño Estu diantil entre 2016 y 2018, en relación con las razones que llevaron a la elección de una oferta académica de grado. Realizamos análisis estadísticos y adoptamos la teoría de Bourdieu sobre las desigualdades sociales y escolares para interpretar nuestros re sultados. Identificamos la inserción en el mercado y los cursos de aprendizaje a distancia como razones para las clases menos favorecidas; la búsqueda de cursos con baja competencia, pero socialmente valorados, en las clases medias; y la elección de influe ncia familiar o vocación en las clases altas. Estos resultados confirman las diferencias y desigualdades de las clases sociales en el sistema universitario brasileño. ...
In
Revista NUPEM. Vol. 13, n. 28 (2021), p. 105-120
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40021)Exact and Earth Sciences (6101)
This item is licensed under a Creative Commons License