Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorCunha, Gabriel Torelly Fraga Correa dapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-10T04:22:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1983-1579pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218558pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um ensaio teórico sobre a aula de História.A partir da disposição inicial de hesitar diante das práticas narrativas modernas, eurocêntricas e, notadamente, narcísicas, o artigo propõe tecerum caminho de desvio. O que requer problematizar a universalidadedo regime moderno de historicidade, para, desde uma posição perspectivista, em diálogo comNietzsche,Viveiros de Castro e Deleuze, pensaruma Aula Tentacular, não narcísica.Nessa aula,cujo conceito é pensado e dramatizadono artigo,questiona-se a limitaçãodo sentido à identidade entrematéria e imaginação, ligandoo trabalho do sentido aoimpensado. Depreende-seque as ações mais importantes para uma aula não narcísica consistem emhesitar e “estar à espreita” em relação aosmodoscomo acionamos espelhos perceptivos e comotornamos o passado narrativa. O objetivo de criarcondições parauma aula não narcísica também parte do diálogo com Bergson, supondo ser possível experimentar “um pouco de tempo em estado puro”, insistindo no caráter sempre contingente do tempo bloqueado sob a forma lógica decenários possíveis. O resultado é umaaula de Históriapor onde escorremo ilimitado do sentido, a multiplicidade da matéria e a pluralidade das temporalidades de povos, culturas ou modos de vida.pt_BR
dc.description.abstractThis article is a theoretical essay about History class and itproposes to create a deviation, from the starting lay of hesitate against modern narrative practices, which are clearly narcissistic and Eurocentric. It requires problematize the historicity modern regime universality to think a “Aula Tentacular”, not a narcissistic, from a perspectivist position connected to Nietzsche, Viveiros de Castro andDeleuze. In this class, whose concept is thought and dramatized in this article, the limitation of identity between subject and imagination sense is questioned, connecting senses to something thoughtless. The knowledge was that the most important actions to make a non-narcissistic class are hesitating and “being in the look out” for the ways we start perceptive mirrors and make the past a narrative. The purpose of creating a class which is not narcissist is also related to Bergson, supposing that it is possible to try “a little of time in its pure state”, insisting in time as something contingent and blocked by the logic way of possible scenarios. The result of it is a History class full of unlimitedsense, multiplicity of the subjects and the folks, culture and lifestyle plurality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Espaço do Currículo. João Pessoa, PB. Vol. 13, nesp (dez. 2020), p. 753-767pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNon-narcissistic classen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPerspectivismen
dc.subjectAula Tentacularen
dc.subjectTemporalityen
dc.subjectSenseen
dc.titleUma aula de história não narcísicapt_BR
dc.title.alternativeA non-narcissistic history class en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121366pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples