O cooperativismo na formação do técnico agrícola : contradições da cooperativa-escola
Fecha
2007Autor
Otro título
The cooperative system in the agricultural vocational education : contradictions of the cooperative-school
Materia
Resumo
O artigo resulta de pesquisa apoiada pelo CNPq, na qual se procurou investigar como as escolas agrícolas estaduais, no Rio Grande do Sul, trabalham o cooperativismo na formação dos técnicos de nível médio. Desenvolve uma análise comparativa em duas escolas – a Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé e a Escola Agrotécnica Estadual Achilino de Santis – que têm experiência com cooperativa. Ampara-se em pesquisa bibliográfica e documental, em visitas às escolas, observações e entrevistas. Propici ...
O artigo resulta de pesquisa apoiada pelo CNPq, na qual se procurou investigar como as escolas agrícolas estaduais, no Rio Grande do Sul, trabalham o cooperativismo na formação dos técnicos de nível médio. Desenvolve uma análise comparativa em duas escolas – a Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé e a Escola Agrotécnica Estadual Achilino de Santis – que têm experiência com cooperativa. Ampara-se em pesquisa bibliográfica e documental, em visitas às escolas, observações e entrevistas. Propicia uma aproximação entre a educação escolar e a formação que se efetua nos processos produtivos, de modo a contribuir para a discussão sobre a presença e/ou a ausência das relações sociais de produção e do mundo do trabalho, em especial do trabalho agrícola, na formação de professores ...
Abstract
This article results from research supported by CNPq (National Research Council), with the purpose of studying how state agricultural schools, in Rio Grande do Sul, develop cooperative system subject in high school agricultural technical courses. It develops a comparative analysis between two schools – Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé and Escola Estadual Achilino de Santis – both have a cooperative-school. It is based on documentary and bibliography research, visits to schools, observat ...
This article results from research supported by CNPq (National Research Council), with the purpose of studying how state agricultural schools, in Rio Grande do Sul, develop cooperative system subject in high school agricultural technical courses. It develops a comparative analysis between two schools – Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé and Escola Estadual Achilino de Santis – both have a cooperative-school. It is based on documentary and bibliography research, visits to schools, observations and interviews. It provides links between school education and the formation that is verified on the productive process, in order to contribute to the discussions about the presence and/or the absence of social relationships in the production system and in the working world, specially agricultural work, in the structure of teaching courses. ...
En
Cadernos de educação (Pelotas). Pelotas, RS. Vol. 16, n. 28 (jan./jun. 2007), p. 85-117
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39559)Ciencias Humanas (6795)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License