Pensamento Bakhtiniano e perspectivas críticas : elementos para uma formação contra-hegemônica de professores de ciências
dc.contributor.advisor | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.contributor.author | Deconto, Diomar Caríssimo Selli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-05T03:58:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218430 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, de natureza teórica, está inserido no contexto da formação de professores de Ciências, abordando-a sob a ótica do pensamento bakhtiniano em correlação com as perspectivas críticas de ensino de ciências. O objetivo da pesquisa reside em construir uma possível perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências à luz do pensamento bakhtiniano e investigar a possibilidade de perspectivas críticas de ensino de ciências, como Ciência, Tecnologia e Sociedade, Letramento Científico e Questões Sociocientíficas, constituírem um caminho para a promoção de formações contra-hegemônicas como a construída neste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa se dá a partir/com/em torno do pensamento bakhtiniano, tanto no sentido de fundamentar as reflexões elaboradas para construir a proposta de formação docente contra-hegemônica, como de estruturar metodologicamente a pesquisa. Assim, desenvolve-se uma proposição teórica construída no cotejamento de textos do Círculo bakhtiniano com textos de formação de professores, seguida da análise de teses da área de Educação em Ciências que tratam da formação docente sob as perspectivas críticas de ensino de ciências mencionadas. Diante disso, aponta-se que o pensamento bakhtiniano possibilitou a emersão de algumas dimensões basilares que caracterizam uma possível perspectiva de formação de professores de ciências: práxica, ética, estética, política, contextual e institucional, do conhecimento e investigativa. É sob essas dimensões que o pensamento bakhtiniano permite conceber uma perspectiva contra-hegemônica de formação, denominada ‘formação dialógica-responsável de professores’, em oposição àquela hegemônica, pautada pela racionalidade técnica. A análise do corpus aponta que formações de professores pautadas pelas perspectivas críticas de ensino de ciências constituem, em parte, um caminho para formações alinhadas à perspectiva ‘dialógica-responsável’, uma vez que contemplam as dimensões práxica, ética, estética, política e investigativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This theoretically oriented study lies in the context of Science teachers training and draws on the Bakhtinian thought correlated to critical perspectives on science teaching. The purpose of this PhD dissertation is two-fold: to create a possible Science teachers counter-hegemonic training in the light of the Bakhtinian thought; and to investigate the possibility for critical perspectives on science teaching, such as Science, Technology and Society, Scientific Literacy and Socioscientific Issues, to constitute a path towards the promotion of counter-hegemonic education such as the one outlined in this work. This research was carried as from/with/around line with the Bakhtinian thought, to both support the reflections elaborated to construct the counter-hegemonic teacher training proposal, and methodologically structure the research. Thus, a theoretical proposition was developed based on the comparison of the writings of the Bakhtin Circle and articles/papers that approach teacher training, followed by the analysis of Education in Sciences that deal with teacher training from the critical science teaching perspectives mentioned. Therefore, it is pointed out that the Bakhtinian thought made the emergence of some basic dimensions that characterize a possible perspective for science teachers training possible: praxical, ethics, aesthetics, politics, contextual and institutional, knowledge and investigative. It is under these dimensions that the Bakhtinian thought allows us to conceive a counter-hegemonic perspective of training, denominated ‘dialogic-responsible teacher training’, as opposed to the hegemonic one, which is technical rationality guided. The analysis, points out that teacher training guided by critical perspectives on science teaching constitute, in part, a path towards training aligned with the ‘dialogic-responsible’ perspective, since they contemplate the praxical, ethical, aesthetic, political and investigative dimensions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dialogic-responsible teacher training | en |
dc.subject | Educacão em ciências | pt_BR |
dc.subject | Bakhtin | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Critical perspectives on science teaching | en |
dc.subject | Contra-hegemonia | pt_BR |
dc.subject | Counter-hegemon | en |
dc.subject | Science Education | en |
dc.title | Pensamento Bakhtiniano e perspectivas críticas : elementos para uma formação contra-hegemônica de professores de ciências | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122493 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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