Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-03T04:22:39Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1984-4921pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218349pt_BR
dc.description.abstractEste artigo constitui recorte de uma pesquisa em andamento, representando parte dos estudos críticos sobre gamificação e um diálogo entre autores que vêm elaborando, desde 2011, duas frentes críticas à gamificação e à motivação daqueles que a “evangelizam” como um trunfo pedagógico – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e à falta da participação dos alunos na sua elaboração. A partir do campo estabelecido por tais estudos e apoiados sobre princípios epistemológicos e metodológicos dos estudos das áreas da educação e da arte/educação, privilegiamos uma leitura que busca uma relação mais analítica e menos atravessada pelo marketing da indústria do entretenimento.pt_BR
dc.description.abstractThis article is part of an ongoing research, representing part of the critical studies on gamification and a dialogue between authors that, since 2011, has been developing two fronts criticizing gamification and the motivation of those who “evangelize” it as a pedagogical asset - in relation to the insistence on maintaining external motivation (points / medals / trophies) and the lack of student participation in its preparation. From the field established by such studies and supported by epistemological and methodological principles of studies in the fields of education and art-education, we favor a reading that seeks a more analytical relationship and less crossed by marketing of the entertainment industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAntares : letras e humanidades. Caxias do Sul, RS. Vol. 12, n. 28 (dez. 2020), p. 341-365pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGamificationen
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectCritical Studiesen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArt Educationen
dc.subjectGamesen
dc.subjectVideogameen
dc.titleA gamificação e suas críticas : uma leitura dos jogos a partir da arte-educaçãopt_BR
dc.title.alternativeGamification and its criticisms : a viewpoint of games based on art educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122059pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem