Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMontanari, Tatianapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-03T04:22:14Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2316-9907pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218340pt_BR
dc.description.abstractHistologia e Embriologia são disciplinas básicas no ensino superior das áreas biológicas e da saúde. A informação visual é relevante para a sua aprendizagem. Propõe-se um método avaliativo baseado no diagnóstico de imagens projetadas, condizente com a estratégia metodológica de inserção de recursos virtuais e a meta cognitiva de promover a identificação da estrutura do organismo e a sua correlação com a atividade funcional. Durante o ensino dessas disciplinas, planejou-se possibilitar o exercício do estudante em reconhecer as células, os tecidos, as estruturas ou os órgãos, conforme suas características morfológicas e relacionálas com a sua função. Os alunos foram submetidos a avaliações com projeção de imagens. A maioria dos alunos considerou que o método avaliativo estimula o estudo, contribui para a aprendizagem, é pertinente com o estudo realizado e é mais adequado do que outras formas de avaliações. As estratégias metodológicas devem incluir as tecnologias de informação para fomentar a construção ativa do conhecimento. Tendo em vista o perfil dessas disciplinas, a linguagem visual deve ser prioridade na apresentação do conteúdo e no modo de avaliação. Pelos resultados da avaliação discente, acredita-se que esse método seja adequado à proposição de um ensino mais dinâmico e interativo de Ciências Morfológicas.pt_BR
dc.description.abstractHistology and Embryology are basic courses from the undergraduate Biological and Health Sciences. The visual information is relevant to the learning. The aim of this investigation is to propose an evaluation method based on the diagnosis of projected images, regarding to the methodological strategy of insertion of virtual resources and the cognitive goal of promoting the identification of the organism’s structure and its correlation with the functional activity. During the teaching of these subjects, it was planned to enable students to recognize cells, tissues, structures or organs, according to their morphological characteristics and to relate them to their function. The students were submitted to evaluations with projection of images. Most students thought that it stimulates the study, it contributes to learning, it is relevant to the study made, and it is more adequate than other models of assessment. Methodological strategies should include information technologies to promote the active construction of knowledge. In view of the profile of these subjects, the visual language should be a priority in the presentation of the content and in the evaluation mode. Based on the results of the questionnaires, it is believed that this method is appropriate to the proposition of a more dynamic and interactive Morphological Science teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Education, Technology and Society. [s.l.]. Vol. 13, n. 4 (2020), p. 424-431pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMorphologyen
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectEmbriologiapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectBiologia celularpt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.titleDiagnóstico de imagens como método avaliativo em histologia e embriologiapt_BR
dc.title.alternativeDiagnostic of images as evaluation method in histology and embryology en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122065pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples