Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Deborah Vierpt_BR
dc.contributor.authorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.date.accessioned2021-03-02T04:15:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0101-9031pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218296pt_BR
dc.description.abstractPensar a escola de outros modos é um dos objetivos deste artigo, que busca um modo de reafirmar a vida que pulsa na escola, especialmente diante do cenário atual de desgaste da educação. Através do texto, convida-se a pensar sobre o que se passa na escola como o espaço do instituído e o que o atravessa, impossível de ser previsto e controlado. Para tal tarefa, aposta-se nos encontros entre arte e educação, convidando a olhar para a escola pelo que é possível inventar e criar. No presente artigo, busca-se trazer à visibilidade a potência do mínimo através de cenas-imagens de escola e da parceria de produções de artistas visuais contemporâneos, como Hicham Benohoud e Luis Camnitzer. Cada um a seu modo, toma a educação como matéria-prima, colaborando para pensar as relações que envolvem arte e educação. Com esses artistas e com as cenas-imagens de escola, busca-se trazer a ideia de encontros em que a escola possa olhar para a arte como caminho para pensar as minoridades que nela convivem. Como autores de referência, destacam-se Foucault, Deleuze, Sílvio Gallo e Simon Rodríguez. A partir deste artigo, acompanhado do olhar lançado a cenas-imagens de escolas, das produções de artistas visuais e filósofos que ajudam a pensá-las, espera-se que mais pessoas se sintam tocadas ou convocadas a ouvir e sentir as coisas mínimas que, sem descanso, acontecem e podem ser percebidas por quem vive a escola por dentro. Afinal, que modos de habitar a escola somos capazes de inventar?pt_BR
dc.description.abstractThinking the school environment in different ways is one of the objectives of this article, which seeks a way to reaffirm the life that pulses in school, especially when faced with the current deterioration of education. The text offers an invitation to think about what goes on in the school as a space for the established and what runs through it, unpredictable and uncontrollable. This task relies on convergences between art and education, inviting readers to see the school according to what is possible to invent and create. This article seeks to bring to the fore the power of the minimum through school scenes-images and collaborations with contemporary visual artists, such as Hicham Benohoud and Luis Camnitzer. In their own different ways, both take education as a raw material, collaborating to think the relationships that involve art and education. With these artists and with the school scenes-images, the purpose is to bring up the idea of encounters in which the school can regard art as a pathway to reflect on the minorities that coexist in it. The main authors referenced in this text are Foucault, Deleuze, Sílvio Gallo and Simon Rodríguez. Accompanied by a look at the school scenes-images and by the works of visual artists and philosophers who help think the school, this article should make more people feel touched or urged to listen and feel the minimum things that restlessly take place and can be perceived by those who experience the school from the inside. After all, what ways of inhabiting the school are we capable of inventing?en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 45 (jan./dez. 2020), e19, 21 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleModos de habitar a escola : o que somos capazes de inventar?pt_BR
dc.title.alternativeWays of inhabiting the school : what are we capable of inventing?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121959pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples