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dc.contributor.authorSilva, Diego Wander Santos dapt_BR
dc.contributor.authorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-25T04:18:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1856-9536pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218198pt_BR
dc.description.abstractA proposição deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente no contexto das mídias sociais. Percebemos que pesquisas nessa área tendem a enfatizar a “visibilidade” como o único desejo das organizações em ambientes online. No entanto, “estratégias de invisibilidade” também se apresentam como caminhos adotados por organizações em situação de risco ou diante do aparente avanço de diretrizes que podem contradizer a forma como esperam ser conhecidas. Nosso objetivo é compreender quais são as estratégias das organizações em situações em que o desejo de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade em sites de mídia social. As discussões referem-se ao interacionismo simbólico, fundamento epistêmico desta pesquisa. No nível empírico, realizamos entrevistas em profundidade com 17 profissionais que atuam em agências de comunicação digital. O resultado deste estudo é um mapa de estratégias de invisibilidade e redução/direcionamento de visibilidade que indica a profissionalização e diversos problemas em relação a esses processos e recursos. Nosso entendimento é que tais estratégias precisam ser discutidas à luz das noções de interesse público, conformismo e ética, uma vez que a perspectiva de encobrimento pode representar a não visibilidade de questões relevantes para a sociedade que estão perdendo espaço pelo refinamento desses processos e recursos.pt_BR
dc.description.abstractThis article begins with discussions about organizational communication, especially in the context of social media. Research in this field tends to emphasize “visibility” as the only desire of organizations in online environ-ments. However, “strategies of invisibility” are also paths adopted by organizations in situations of risk or in the face of the apparent advance of guidelines that contradict the way they expect to be recognized. Our aim is to understand the strategies of organizations in situations requiring invisibility and reducing/targeting visibility on social media. The discussions refer to symbolic interactionism, which is the epistemic foundation of this research. On an empirical level, we conducted in-depth interviews with 17 professionals working in digital communication agencies. The results form a map of strategies for invisibility and reducing/targeting visibility, which indicates the professionalization and several consequences of these processes and resources. Our understanding is that such strategies need discussion in the light of notions of public interest, conformity, and ethics, as the prospect of concealment may represent the non-visibility of issues relevant to society that are losing emphasis, given the refinement of these processes and resources.en
dc.description.abstractEl propósito de este artículo parte de las discusiones sobre comunicación organizacional, especialmente en el contexto de las redes sociales. Nos dimos cuenta de que la investigación en esta área tiende a enfatizar la “visibilidad” como el único deseo de las organizaciones en ambientes digitales. Sin embargo, las “estrategias de invisibilidad” también se presentan como caminos tomados por organizaciones en riesgo o ante el aparente crecimiento de pautas que pueden contradecir cómo esperan ser conocidas. Nuestro objetivo es comprender cuáles son las estrategias de las organizaciones en situaciones donde el deseo de invisibilidad y la reducción/focalización de la visibilidad en los sitios de redes sociales. Las discusiones se refieren al interaccionismo simbólico, fundamento epistémico de esta investigación. A nivel empírico, realizamos entrevistas en profundidad a 17 profesionales que laboran en agencias de comunicación digital. El resultado de este estudio es un mapa de estrategias de invisibilidad y reducción/focalización de visibilidad que indica profesionalización y varios problemas en relación a estos procesos y recursos. Entendemos que tales estrategias deben ser discutidas a la luz de las nociones de interés público, conformidad y ética, ya que la perspectiva del encubrimiento puede representar la no visibilidad de temas relevantes para la sociedad que están perdiendo espacio debido al refinamiento de estos procesos y recursos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofAnuário Eletrônico de Estudos em Comunicação Social 'Disertaciones'. Bogotá: Universidad del Rosario. Vol. 14, n. 1, (ene./jun. 2021), p. 1-17.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectStrategiesen
dc.subjectInvisibilityen
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectDigital communication agenciesen
dc.subjectComunicación organizacionales
dc.subjectEstrategiases
dc.subjectInvisibilidades
dc.subjectMedios de comunicación sociales
dc.subjectAgencias de comunicación digitales
dc.titleOrganizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibilitypt_BR
dc.title.alternativeLa comunicación organizacional y las estrategias de invisibilidad y reducción/focalización de la visibilidad en las redes sociales es
dc.title.alternativeA comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução / direcionamento de visibilidade nas redes sociais pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121865pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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