Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorReck, Raquel Hoffmannpt_BR
dc.contributor.authorBataglin, Fernanda Saidellespt_BR
dc.contributor.authorFormoso, Carlos Torrespt_BR
dc.contributor.authorBarth, Karina Bertottopt_BR
dc.contributor.authorDiepenbruck, Thomas Martinpt_BR
dc.contributor.authorIsatto, Eduardo Luispt_BR
dc.date.accessioned2021-02-24T04:17:21Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1415-8876pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218154pt_BR
dc.description.abstractOs potenciais benefícios do uso de sistemas construtivos pré-fabricados do tipo engineer-to-order (ETO) abrangem desde a redução de custos e duração do empreendimento até melhorias na qualidade do produto. Entretanto, o escopo de sistemas de planejamento e controle da produção neste contexto deve ser diferente de empreendimentos tradicionais, pois existe a necessidade de coordenar diferentes tipos de fluxos (projeto, fabricação, operações logísticas e montagem). Neste contexto, é necessária a estabilização desses fluxos e consequente diminuição do trabalho em progresso, o que é relacionado ao esforço de reduzir o tamanho do lote de produção. O objetivo do presente trabalho é propor um conjunto de diretrizes para a definição dos lotes de montagem para sistemas pré-fabricados de concreto do tipo ETO com apoio de BIM 4D, com base em conceitos e princípios da produção enxuta. Design Science Research foi a abordagem metodológica adotada, tendo como base um estudo empírico em uma obra de ampliação de um aeroporto. As principais contribuições do trabalho são um conjunto de categorias de decisão para a definição dos lotes de montagem, e o desenvolvimento de ferramentas para apoiar a tomada de decisões.pt_BR
dc.description.abstractThe potential benefits of engineer-to-order (ETO) prefabricated building systems include reductions in project cost and duration, and improvements in product quality. However, the scope of production planning and control systems in that context must be different from traditional projects, since it is necessary to coordinate different types of flows (design, manufacturing, logistics operations and site assembly). In this context, it is necessary to stabilise those flows and consequently reduce work in progress, which is strongly related to the effort of reducing production batch size. The aim of this research work is to propose a set of guidelines for the definition of assembly batches for ETO prefabricated concrete system, with the support of 4D BIM, based on concepts and principles of the lean production philosophy. Design Science Research was the methodological approach adopted in this investigation, which was based on an empirical study carried out in an airport expansion project. The main contributions of this study are a set of decision categories for the definition of assembly batches, and the development of tools for supporting decision-making in this context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./mar. 2020), p. 105-127pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia sob encomendapt_BR
dc.subjectEngineer-to-orderen
dc.subjectPrefabricated concrete systemen
dc.subjectModelagem BIMpt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectLean productionen
dc.subject4D BIMen
dc.subjectLine of balanceen
dc.titleDiretrizes para a definição de lotes de montagem de sistemas pré-fabricados de concreto do tipo engineer-to-orderpt_BR
dc.title.alternativeGuidelines for defining assembly batches of engineer-toorder concrete prefabricated systems en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121441pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem