Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorGuterres, Rodrigo de Azambujapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-20T04:18:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218120pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresentou como objetivo geral verificar os níveis de saúde física e mental de professores do Ensino Básico – Anos Finais da Rede Pública - e a consequente influência de um programa de bem estar na promoção da saúde. A pesquisa ocorreu entre os anos 2016 a 2020 e apresenta caráter quanti-qualitativo. Utiliza-se a pesquisa descritiva, de caráter quanti-qualitativo como metodologia geral da Tese, com vistas a interligar conhecimentos e a ação, a partir de informações sobre situações reais, e como método optamos por utilizar a Análise Descritiva e a Análise de Conteúdo. Os resultados gerais da Tese foram estruturados em quatro artigos. O primeiro artigo intitulado “Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do ensino fundamental do município de Alegrete-RS”, foi uma pesquisa de campo, de caráter descritivo quantitativo. A partir dos resultados obtidos em relação aos níveis de satisfação e motivação dos professores da rede pública municipal de Alegrete – RS pôde-se constatar que a satisfação com a profissão é predominante. Em vários aspectos como a interação e as boas relações interpessoais demonstraram fatores positivos no que se refere à motivação e satisfação com a profissão. O aspecto que sobressaiu como negativo, refere-se à remuneração do trabalho realizado, algo que ficou presente no decorrer do estudo e que é um fator presente nos níveis de insatisfação e desmotivação no trabalho do professor. O segundo artigo intitulado “Um olhar para o docente do ensino público municipal de Alegrete-RS” caracterizou-se, no que se refere aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos é uma pesquisa de campo e a forma de abordagem é pesquisa quantitativa. A amostra constituída foi de dezessete professores de ambos os sexos do Ensino Fundamental – Anos Finais de três escolas públicas do município de Alegrete - RS. Os resultados revelam que os professores analisados encontram-se verdadeiramente satisfeitos e motivados para exercer suas funções, não caracterizando aspectos de mal estar docente. Evidenciou-se que os espaços de cooperação promovidos pelas escolas, a liberdade de expressão e de ideias e o reconhecimento dos colegas sobre a competência na função docente foram os aspectos mais relevantes positivamente. O aspecto negativo na análise das respostas está relacionado com a insatisfação e desmotivação frente à remuneração pelo trabalho. As respostas evidenciam um bom ambiente de trabalho nas escolas avaliadas, contribuindo para um nível satisfatório de aspectos positivos que influenciam na ação docente. O terceiro artigo intitula-se “Professor sem estresse: desafios da docência”. A presente pesquisa teve como propósito de realizar uma revisão de literatura e uma imersão nos conceitos e definições acerca do tema. Ao apresentar as considerações finais deste trabalho, buscou-se estabelecer uma reflexão acerca das contribuições que o trabalho apresentou, bem como apontar algumas perspectivas. È de suma importância atentar para que o decente necessite reconhecer a existência do mal estar em si, compreendendo os sintomas e identificando os fatores que contribuem para tal situação, e, por fim, desenvolver programas personalizados para a sua redução. O trabalho em equipe e a formação docente podem ser formas para saber lidar com o estresse e constituir para o bem estar. Ou seja, é importante o professor utilizar estratégias para enfrentar as dificuldades e as exigências profissionais, tornando-se uma pessoa resiliente, motivada e mais feliz. O quarto e último artigo intitulado “Saúde e qualidade de vida: programa piloto de bem estar docente na rede pública municipal de São Gabriel/RS”, Este estudo teve como propósito verificar índices da saúde física e mental docente e a implantação de um programa de bem estar e saúde com professores da rede municipal de São Gabriel/RS. O estudo caracterizou-se,no que se refere aos objetivos como uma pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos é uma pesquisa de campo e quanto a forma de abordagem é pesquisa quantitativa. A população alvo deste estudo foi composta por professores do Ensino Fundamental, sendo a amostra composta por 54 professores. A partir dos resultados obtidos, percebe-se que os docentes apresentam índices físicos bem preocupantes, tendo a necessidade de um olhar mais profundo sobre a saúde destes profissionais. No que se referem à saúde mental, os resultados apresentam uma situação moderada, tanto na autoestima quanto nos índices de ansiedade. Em relação ao desenvolvimento do Programa de Bem Estar Docente, percebeu-se um grande envolvimento dos professores e o aparente prazernarealização das atividades. Esta Tese, além dos resultados gerais apresentados permitiu-nos concluir que é urgente a implantção de políticas educacionais que levem em conta a saúde física e psíquica dos docentes e promova ações que possam prevenir a ocorrência desses desajustes, bem como remediá-los, mediante o oferecimento de atendimento psicológico a esses profissionais. É inadmissível que a sociedade continue a ver o professor como alguém que não apresenta problemas de ordem psíquica; um ser capaz de ensinar e aprender nesses tempos de rápidas e constantes mudanças, sem a proposição de condições adequadas para o desenvolvimento do seu exercício profissional. Acredita-se que é possível pensar na promoção de uma saúde docente de uma forma mais objetiva e efetiva, onde haja um olhar de cuidado para com estes profissionais da educação que tanto fazem a diferença em uma sociedade cada vez mais complexa e diversa. Ações simples como atividades físicas no ambiente de trabalho, prática de atividades de alongamento, relaxamento, meditação, rodas de conversas e dinâmicas de grupo, podem auxiliar na busca da espiritualidade e do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presented as a general objective to verify the levels of physical and mental health of teachers of Basic Education - Final Years of the Public System and the consequent influence of a welfare program in the promotion of health. The research took place between the years 2016 to 2020 and has a quantitative and qualitative character. Action research is used as the general methodology of the Thesis, in order to interconnect knowledge and action, based on information about real situations, and as a method we have chosen to use Descriptive Statistics and Content Analysis. The general results of the Thesis were structured in four articles. The first article entitled “Levels of satisfaction and motivation of teachers in the final years of elementary school in the municipality of Alegrete-RS”, was a field study, with a quantitative descriptive character. From the results obtained in relation to the levels of satisfaction and motivation of teachers in the municipal public school in Alegrete - RS, it can be seen that satisfaction with the profession is predominant. In several aspects such as interaction and good interpersonal relationships, they demonstrated positive factors with regard to motivation and satisfaction with the profession. The aspect that stood out as negative, refers to the remuneration for the work done, something that was present during the study and that is a factor present in the dissatisfaction and demotivation levels in the teacher's work.The second article, entitled “A look at the teacher of municipal public education in Alegrete-RS”, was characterized in terms of objectives as descriptive, in terms of procedures, it is a field research and how the approach is quantitative research. The sample consisted of seventeen teachers of both sexes of elementary school - final years of three public schools in the municipality of Alegrete-RS. The results reveal that the teachers analyzed are truly satisfied and motivated to perform their duties, not characterizing aspects of teacher malaise. It was evident that the cooperation spaces promoted by schools, freedom of expression and ideas and the recognition of colleagues about competence in the teaching function were the most positively relevant aspects. The negative aspect in the analysis of the responses is related to dissatisfaction and demotivation in relation to remuneration for work. The answers show a good working environment in the schools evaluated, contributing to a satisfactory level of positive aspects that influence the teaching action. The third article is entitled “Stress-free teacher: teaching challenges”. The present research aimed to carry out a literature review and an immersion in the concepts and definitions about the theme. In presenting the final considerations of this work, we sought to establish a reflection on the contributions that the work presented, as well as to point out some perspectives. It is of utmost importance to pay attention so that the decent needs to recognize the existence of the malaise itself, understanding the symptoms and identifying the factors that contribute to this situation, and, finally, developing personalized programs for its reduction. Teamwork and teacher training can be ways to learn how to deal with stress and constitute well-being. In other words, it is important for the teacher to use strategies to face difficulties and professional demands, becoming a resilient, motivated and happier person.The fourth and last article entitled “Health and quality of life: pilot program of teacher well-being in the municipal public network of São Gabriel / RS”, The purpose of the study was to verify indices of physical and mental health of teachers and the implementation of a program of well- being and health with teachers from the municipal network of São Gabriel / RS. This study was characterized as for the objectives as a descriptive research, as for the procedures it is a field research and how much the approach is quantitative research. The target population of this study was composed of elementary school teachers, with the sample composed of 54 teachers. From the results obtained, it is clear that teachers have very worrying physical indexes, with the need for a deeper look at teacher health. With regard to mental health, the results show a moderate situation, both in self-esteem and in anxiety levels. In relation to the development of the Teacher Welfare Program, there was a great involvement of teachers and the apparent pleasure in carrying out activities. This Thesis, in addition to the general results presented, allowed us to conclude that it is urgent to implement educational policies that take into account the physical and psychological health of teachers and promote actions that can prevent the occurrence of the se maladjustments, aswellas remedy them, through the of fering psychological assistance to these professionals. It is unacceptable for society to continue to see the teacher as someone who does not have psychic problems; a being able to teach and learn in these times of rapid and constant 10 changes, without proposing suitable conditions for the development of their professional practice. It is believed that it is possible to think about the promotion of teaching health in a more objective and effective way, where there is a look of care towards these education professionals who so much difference in an increasingly complex and diverse society. Simple actions such as physical activities in the work environment, stretching activities, relaxations, meditation, conversation circles and group dynamics, can help in the search for spirituality and balance between personal and professional life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealthen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBem-estar do professorpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMotivação do professorpt_BR
dc.subjectWelfareen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleProfessor sem estresse : proposta de bem-estar na rede pública de ensinopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001122687pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples