Avaliação da contribuição técnico científica dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - RENORBIO no desenvolvimento do Estado de Pernambuco
dc.contributor.advisor | Calabró, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Sandra Maria Morgado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-20T04:17:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218105 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB - RENORBIO), nas Nucleadoras de Pernambuco, compostas pelas Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os egressos das quatro áreas de concentrações que compõem o Programa foram o universo de estudo, durante o período 2012-2017, os coordenadores e professores do referido Programa também. Teve como objetivo principal avaliar a contribuição da rede RENORBIO, através dos doutores formados do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, no desenvolvimento do Estado de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, quanti-qualitativa, descritiva, com levantamento em um grupo, cujas ferramentas investigativas foram: levantamento dos currículos Lattes, entrevistas semiestruturadas, fichas de registros de matrícula dos egressos, documentos oficiais do programa e da área de biotecnologia da CAPES. Para embasamento do tema, utilizou-se como fonte de pesquisa bibliográfica, livros, acesso a Plataforma Lattes e periódicos das bases de dados, como: Scielo, BDTD/Universidade Federal Rural de Pernambuco. A análise quantitativa dos dados coletados foi realizada nos programas Excel, Adobe InDdesign e Adobe Illustrator. Já na análise qualitativa deu-se preferência pela utilização da técnica da análise categorial de Bardin, agrupamento de informações por categorias. O estudo foi desenvolvido buscando analisar a contribuição do PPGB ao desenvolvimento do Estado de Pernambuco através das contribuições e os benefícios gerados pelas teses dos egressos, traçar o perfil e atuação profissional dos mesmos após o término do doutorado, além de averiguar a necessidade de formar profissionais nas áreas da biotecnologia para exercer a docência no Estado. Como resultado, observou-se que o programa, desde a sua criação até 2019, formou 150 doutores, assim distribuídos pelas áreas: saúde 40%, agropecuária 22.7%, industrial 20,7% e recursos naturais 16,6%, além de terem sido depositadas 97 patentes. Dos egressos consultados, 83,5% acreditam que suas pesquisas contribuíram positivamente para o desenvolvimento do estado de Pernambuco e que tiveram relevância para a comunidade acadêmica e científica, além da divulgação de conhecimentos para a população em geral. Conclui-se que é de grande valia a contribuição do programa ao que se refere em formação de profissionais qualificados para a docência, porém, os conhecimentos adquiridos, processos e produtos oriundos das teses dos egressos do Programa ainda precisam de incentivos públicos e privados para serem difundidos para a população em geral e, dessa forma, possam gerar benefícios econômicos e sociais no Estado de Pernambuco. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research was carried out in the Graduate Program in Biotechnology of the Northeast Biotechnology Network (PPGB-RENORBIO) in the Nucleadoras of Pernambuco composed by the Federal University of Pernambuco and the Federal Rural University of Pernambuco. The graduates of the four areas of concentration that make up the Program were the universe of study, during the period 2012-2017, the coordinators and teachers of that Program also. Its main objective was to evaluate the contribution of the RENORBIO network, through doctors who graduated from the Post-Graduate Program in Biotechnology in the development of the State of Pernambuco. It is an applied, quantitative-qualitative, descriptive research with a survey in a group, whose investigative tools were: a survey of the Lattes curricula, semi-structured interviews, registration records of graduates, official documents of the program and the area CAPES biotechnology program. To support the theme, it was used as a source of bibliographic research, books, access to the Lattes Platform, and databases journals, such as Scielo, BDTD/Federal Rural Universidade of Pernambuco. The quantitative analysis of the collected data was performed in Excel, Adobe InDdesign, and Adobe Illustrator. In the qualitative analysis, preference was for the use of Bardin’s categorical analysis technique, grouping information by categories. The study was developed seeking to analyze the contribution of the PPGB to the development of the State of Pernambuco through the contributions and benefits generated by the graduates’ theses, to outline their profile and professional performance after completing their doctorate, besides to ascertaining the need to train professionals in the areas of biotechnology to exercise teaching in the State. As result, it was observed that the program, from its creation until 2019, graduated 150 doctors, distributed as follows: health 40%, agriculture 22.7%, industrial 20.7%, and natural resources 16.6%, besides 97 patents have been filed. Of the surveyed graduates, 83.5% believe that their research contributed positively to the development of the State of Pernambuco and that they were relevant to the academic and scientific community, besides the dissemination of knowledge to the general population. It is concluded that the contribution of the program to the training of qualified professionals for teaching is of great value, however, the knowledge acquired, processes and products derived from the theses of the graduates of the Program still need public and private incentives to be disseminated to the general population and, thus, can generate economic and social benefits in the State of Pernambuco. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Graduate students | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Results | en |
dc.subject | Aluno egresso | pt_BR |
dc.subject | Training for teaching | en |
dc.title | Avaliação da contribuição técnico científica dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - RENORBIO no desenvolvimento do Estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122594 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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