Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorMercali, Gabriele Domeneghinipt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T04:05:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218085pt_BR
dc.description.abstractOs temas de engajamento no trabalho e forças de caráter pessoal, relacionados ao movimento da Psicologia Positiva, têm sido estudados por diferentes pesquisadores no mundo. Nenhum estudo a nível nacional, no entanto, se debruçou sobre a relação que eles possuem entre si. Assim como também não se aprofundaram no público alvo de professores brasileiros de ensino superior. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os antecedentes e os preditores do engajamento no trabalho através das demandas, dos recursos de trabalho e das forças de caráter pessoal dos docentes de ensino superior no Brasil. O estudo teve uma abordagem quantitativa e utilizou-se de um questionário online composto por questões de identificação e quatro escalas: Escala de Forças de Caráter (NORONHA; ZANON; ZANON, 2015), Escala de Aplicabilidade das Forças de Caráter (adaptado dos escritos de Peterson e Seligman (2004) e Noronha e Barbosa (2016)), Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho (VAZQUEZ et al., 2015) e Escala de Recursos e Demandas de Trabalho (adaptado de Schaufeli (2015)). A amostra contou com 506 professores pertencentes a todas às unidades federativas do país. Os dados coletados a partir do questionário foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de variância, análise de covariância, teste t e regressão linear. Os principais achados mostram que os docentes, de uma forma geral, possuem escores medianos de engajamento, considerado o esperado para a população pelos estudos normativos, porém muito próximo de um limite que pode afetar a saúde dos mesmos. As demandas qualitativas são as mais expressivas na vida laboral desses profissionais, constatando a necessidade de trabalharem em constate raciocínio e concentração e necessitarem estar sempre atualizados. Os recursos de trabalho (execução de tarefas) foram os que obtiveram maior média dentre os recursos, seguidos dos recursos sociais. Questões como a clareza nas atividades e os diferentes tipos de tarefas desenvolvidas foram constatadas como as mais expressivas. De uma forma geral, docentes de instituições privadas percebem as demandas e os recursos de trabalho de maneira mais favorável que os que atuam em instituições públicas. No que se refere às forças de caráter, imparcialidade, amor ao aprendizado, apreciação do belo, gratidão, curiosidade e perseverança são as forças que mais caracterizam os professores. As docentes mulheres apresentam médias mais altas para a maioria das forças, inclusive no que se refere a utilização delas, se comparado aos homens. Por fim, tem-se um achado de caráter inovador nas pesquisas científicas, pois envolvem as forças de caráter como preditores do engajamento. Descobriu-se que os fatores que mais influenciam nessa postura positiva dos professores são, nesta ordem, a força vitalidade, os recursos sociais, a força amor ao aprendizado, os recursos de desenvolvimento, os recursos de trabalho, a força autorregulação, as demandas qualitativas, a força perdão e o constructo de liderança, sendo os dois últimos um impacto de ordem negativa. Contribui-se, desta forma, para a geração de um perfil dos docentes do Brasil e para a reflexão da situação de seus trabalhos.pt_BR
dc.description.abstractThe constructs of work engagement and character strength, related to the Positive Psychology movement, have been studied by different researchers in the world. In Brazil, no study has focused on the relationship they have with each other. In the same way, they did not focused in the target audience of higher education professors. This research aimed to identify and analyze the antecedents and predictors of work engagement through job demands, resources and character strength of the higher education professors in Brazil. This study used a quantitative approach by means of applying an online questionnaire composed of identification questions and four scales: Character Strength Scale (NORONHA; ZANON, ZANON, 2015), Applicability of Character Strength Scale (adapted from the writings of Peterson and Seligman (2004) and Noronha and Barbosa (2016)), Utrecht Work Engagement Scale (VAZQUEZ et al., 2015) and Job Resources and Demands Scale (adapted from Schaufeli (2015)). The sample comprised 506 professors belonging to all federative units of the country. Data collected from the questionnaire was analyzed through descriptive statistics, analysis of variance, analysis of covariance, t-test and linear regression. The main findings show that professors, in general, have medium levels of engagement, considered expected for the population according to normative studies, but it is very close to the limit that can affect their health. The qualitative demands are the most expressive in the working life of these professionals, stating that they need to work in constant concentration, using their reasoning and being always updated. The job resources (task execution) were those that obtained the highest average among all resources, followed by the social ones. Issues such as clarity in the allocation of tasks and the different types of activities developed were the most expressive items. In general, professors from private institutions perceive job demands and resources more favorably than those who work in public institutions. In relation to character strengths, fairness, love of learning, appreciation of beauty, gratitude, curiosity and perseverance, these were found to be the strengths that characterize professors the most. Female professors scored higher in most character strength, including in their application on a daily basis, compared to men. Finally, there is an innovative finding in scientific research, since it involves the character strength as predictors of engagement. It was found that the factors that most influence this positive attitude of professors are, in this order, zest strength, social resources, love of learning strength, development resources, job resources, self-regulation strength, qualitative demands, forgiveness strength and the leadership construct, the latter two being a negative impact. This dissertation contributes to the understanding of the profile of national professors and to the reflection of the situation of their jobs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngagementen
dc.subjectMotivação : Psicologiapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPositive Psychologyen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectCharacter Strengthen
dc.titleOs antecedentes e os preditores do engajamento no trabalho : um estudo com docentes de ensino superior no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001066220pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem