Congruência entre a empatia autorreferida de enfermeiras(os) da atenção primária em saúde e a percepção do usuário sobre a relação empática
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Empatia se refere às reações de um indivíduo às experiências observadas de outro. Definida como um construto multidimensional que abarca elementos cognitivos - capacidade intelectual de processar e compreender a perspectiva do outro – e elementos emocionais - a sensibilização emocional pela situação de outra pessoa. No campo da saúde, caracteriza-se pela capacidade do profissional em entender a situação, a perspectiva e os sentimentos do usuário, comunicar esse entendimento e verificar sua prec ...
Empatia se refere às reações de um indivíduo às experiências observadas de outro. Definida como um construto multidimensional que abarca elementos cognitivos - capacidade intelectual de processar e compreender a perspectiva do outro – e elementos emocionais - a sensibilização emocional pela situação de outra pessoa. No campo da saúde, caracteriza-se pela capacidade do profissional em entender a situação, a perspectiva e os sentimentos do usuário, comunicar esse entendimento e verificar sua precisão, agindo de forma terapêutica de acordo com esse entendimento. Inúmeros estudos já demonstram os benefícios de uma relação empática entre o profissional de saúde e o usuário atendido. No entanto, os estudos que procuram investigar a empatia focam ou na empatia autorreferida do profissional ou na empatia percebida do usuário, sendo que pesquisas abarcando ambas as perspectivas são escassas. Da mesma forma, variáveis que podem mediar essa relação, como o estresse ocupacional – elemento presente no cotidiano do profissional da saúde – ainda carecem de investigação. Assim, o objetivo geral do estudo foi investigar se haveria congruência entre a empatia autorreferida de enfermeiras(os) e a empatia percebida pelo usuário e o impacto de variáveis sociodemográficas e contextuais do ambiente de trabalho. Para atender a este objetivo também foi necessário confirmar as propriedades psicométricas da medida de empatia percebida pelo usuário usada na pesquisa. O capítulo II descreve o estudo psicométrico com a coleta de 166 respondentes ao instrumento Consultation and Relational Empathy – CARE – instrumento utilizado para avaliar a percepção do usuário sobre a empatia do profissional. Observou-se que os resultados condizem com a medida original, apresentando estrutura fatorial unidimensional, com alta confiabilidade interna e validade convergente com índices de satisfação do usuário. Apresenta, assim, bons índices psicométricos e pode ser utilizada em pesquisa com enfermeiras(os) da Atenção Primaria a Saúde. O capítulo III investiga a congruência entre empatia autorreferida do profissional e a empatia percebida do usuário. Participaram do estudo 36 enfermeiras(os), com idade média de 35,5 anos (DP = 6,28) e 166 usuários com idade média de 38,5 anos (DP = 16,73). Constatou-se não haver associação direta entre a empatia autorreferida e a empatia percebida pelo usuário. Entretanto, usuários perceberam o profissional como mais empático na medida que este apresenta menores níveis de estresse ocupacional. Outras variáveis, como raça, nível socioeconômico, nível educacional também parecem influenciar a forma como o usuário percebe a empatia do profissional. ...
Abstract
Empathy refers to one individual's reactions to another's observed experiences. Defined as a multidimensional construct, it encompasses cognitive elements - the intellectual capacity to process and understand the other's perspective - and emotional elements - emotional awareness of someone else's situation. In healthcare, empathy is characterized by the professional's ability to understand the patient's situation, perspective, and feelings, communicate the understanding and verify its accuracy, ...
Empathy refers to one individual's reactions to another's observed experiences. Defined as a multidimensional construct, it encompasses cognitive elements - the intellectual capacity to process and understand the other's perspective - and emotional elements - emotional awareness of someone else's situation. In healthcare, empathy is characterized by the professional's ability to understand the patient's situation, perspective, and feelings, communicate the understanding and verify its accuracy, acting therapeutically by this understanding. Numerous studies have already demonstrated the benefits of an empathic relationship between the health professional and the user attended, from the report of greater satisfaction with the consultation to the impact on health outcomes. However, studies that seek to investigate empathy focus either on the professional's self-reported empathy or on the user's perceived empathy, and research covering both perspectives is scarce. Likewise, variables that can mediate this relationship, such as occupational stress - an element present in the health professional's daily life - still need to be investigated. Thus, the main objective of the study was to investigate whether there would be congruence between the professional's self-reported empathy and the empathy perceived by the user and the impact of sociodemographic and contextual variables of the work environment. To achieve this goal, it was also necessary to confirm the psychometric properties of the measure of empathy perceived by the patient used in the research. Chapter II describes the psychometric study with the collection of 166 respondents to the Consultation and Relational Empathy - CARE - an instrument used to assess the patient's perception of the professional's empathy. It was observed that the results are consistent with the original measure, presenting a one-dimensional factorial structure, with high internal reliability and convergent validity with patient satisfaction indexes. Thus, it presents good psychometric indices and can be used in research with nursing professionals in Primary Health Care. Chapter III investigates the congruence between the professional's self-reported empathy and the patient's perceived empathy, noting that there is no direct association. Participated in the study 36 nurses with an average age of 35.5 years (SD = 6.28) and 166 patients with an average age of 38.5 years (SD = 16.73). However, patients perceived the professional as more empathic as he has lower levels of occupational stress. Other variables, such as race, socioeconomic level, the educational level also seem to influence the way the patient perceives the professional's empathy. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Collections
-
Humanities (7540)Psychology (696)
This item is licensed under a Creative Commons License