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dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorViapiana, Césarpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T04:05:19Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218061pt_BR
dc.description.abstractTratando-se de rodovias, um dos assuntos mais pertinentes é a segurança viária. O Brasil é o 4º país do mundo com maior número de vítimas fatais por ano em função de acidentes de trânsito. A presente pesquisa tem o intuito de analisar como os fatores geométricos da via, assim como as características dos veículos, influenciam o Limite de Tombamento Lateral Estático (SRT) de veículos pesados, bem como a margem de segurança ao tombamento e escorregamento a que esses veículos estão expostos ao trafegarem em curvas horizontais. A fim de aproximar as análises a cenários reais, foi realizado um estudo de caso acerca da curva do km 46+870 da ERS-122, com o auxílio de uma planilha de cálculo. Essa planilha foi desenvolvida para, a partir de parâmetros de entrada, obter-se dados a respeito da segurança geral de veículos pesados. Por meio de uma análise da sensibilidade do método quanto às margens mínimas de segurança proporcionadas nas condições limites de projeto, concluiu-se que as mesmas são insatisfatórias para a maior parte dos cenários reais enfrentados por veículos pesados nas rodovias. Isso evidencia a importância da incorporação da análise do tombamento e escorregamento de veículos pesados em projetos rodoviários, uma vez que as normas de projeto em vigor não garantem adequada margem de segurança contra essas falhas para todas as categorias de veículos. Tornou-se possível, portanto, o desenvolvimento de uma metodologia e obtenção de dados que podem auxiliar na análise do comportamento de veículos pesados e das causas de acidentes nas rodovias brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractRegarding roadways, road safety is one of the most relevant matters. Brazil is in fourth place among the countries with the highest number of fatalities due to traffic accidents. The research aims to analyze how road geometric factors and vehicle features influence heavy vehicle’s Static Rollover Threshold (SRT), as well as safety margin for rollover and slide failure during a cornering maneuver. In order to approximate the analyzes to real scenarios, a case study about the ERS-122 km 46+870 curve was carried out, with the aid of a spreadsheet that provides general safety data for heavy vehicles, from input parameters. Through an analysis of the method sensibility concerning the minimums safety margins provided in the boundary conditions of the project, it was concluded that these margins are unsatisfactory for most real situations faced by heavy vehicles on roadways. It highlights the importance of incorporating the rollover and slide failure analysis in highway projects, since the current project manuals do not ensure adequate safety margins against these failures for all vehicle categories. Therefore, it was possible to develop a methodology and obtain data that can assist in the analysis of the behavior of heavy vehicles and the causes of accidents on Brazilian highways.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectSRTen
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectRolloveren
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectSlideen
dc.subjectHeavy vehicleen
dc.subjectRoad safetyen
dc.titleMétodo para determinação de limite de tombamento lateral estático e margem de segurança de veículos pesados em curvas : estudo de caso da ERS-122pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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