Comparação entre o novo método de dimensionamento e a avaliação dos pavimentos flexíveis das estradas brasileiras
Fecha
2020Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A presente pesquisa objetiva identificar as diferenças entre o novo método de dimensionamento de pavimentos, MeDiNa, e o sistema de gestão de estradas HDM-4 calibrado pelo DNIT quanto às suas respostas ao trincamento nos pavimentos. Para tanto, três trechos foram analisados com os dois métodos e comparados com o trincamento real em campo. Foi proposto também um ajuste da área simulada no MeDiNa buscando remover o efeito de majoração devido ao método das células, tornando os resultados mais próx ...
A presente pesquisa objetiva identificar as diferenças entre o novo método de dimensionamento de pavimentos, MeDiNa, e o sistema de gestão de estradas HDM-4 calibrado pelo DNIT quanto às suas respostas ao trincamento nos pavimentos. Para tanto, três trechos foram analisados com os dois métodos e comparados com o trincamento real em campo. Foi proposto também um ajuste da área simulada no MeDiNa buscando remover o efeito de majoração devido ao método das células, tornando os resultados mais próximos da realidade. Concluiu-se que, para que seja possível comparar as áreas trincadas fornecidas pelos softwares aos dados reais, é necessário que suas discrepâncias sejam discutidas e ajustadas, pois atualmente, dimensionar com o MeDiNa e prever manutenções com o HDM-4, no que diz respeito à área trincada, resulta em atrasos nas manutenções que podem chegar a vários anos. ...
Abstract
This research aims to identify the differences between the new pavement design method, MeDiNa, and the HDM-4 road management system calibrated by DNIT regarding its responses to cracking in pavements. Three pavement sections were analyzed with both methods and compared with the real cracking observed in the field. An adjustment of the simulated area in MeDiNa was also proposed, seeking to remove the additional area computed by the cell method, making the results closer to reality. It was conclu ...
This research aims to identify the differences between the new pavement design method, MeDiNa, and the HDM-4 road management system calibrated by DNIT regarding its responses to cracking in pavements. Three pavement sections were analyzed with both methods and compared with the real cracking observed in the field. An adjustment of the simulated area in MeDiNa was also proposed, seeking to remove the additional area computed by the cell method, making the results closer to reality. It was concluded that, in order to be able to compare the cracked areas provided by the software to the real data, it is necessary to perform some adjustments. Designing with MeDiNa and predicting maintenance with HDM- 4, results in a delayed schedule in maintenance that can reach several years. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ingenierías (5855)
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