Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorVazata, Pedro Antônio Vianapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-18T04:06:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218005pt_BR
dc.description.abstractO termo pós-verdade foi escolhido como palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016. Hoje, vemos a proliferação do termo fake news bem como a divulgação de visões alternativas à ciência, como o terraplanismo, terapias integrativas, e negação do aquecimento global antropogênico. Não raramente, o pós-modernismo é responsabilizado por subsidiar teoricamente tais movimentos. No presente artigo, defendemos a tese de que tanto o discurso oficial da ciência (discurso modernista) bem como algumas de suas principais críticas (inclusive o pós-modernismo) parecem ser proposições que sustentam o atual cenário de produção e proliferação de pós-verdades. A partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour, fazemos uma reflexão sobre as bases metafísicas de tais perspectivas e apresentamos uma explicação de como se dá a formação da “pós-verdade” através de dois mecanismos distintos, a dizer, a apresentação de uma visão reduzida da natureza da ciência e o apagamento da rede que sustenta proposições científicas. Defendemos, também, como a Educação em Ciências pode se valer de uma base metafísica alternativa, desenvolvida por Latour e colaboradores em dialogia com diferentes vertentes filosóficas e sociológicas, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de se posicionar criticamente no cenário sociocientífico contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThe term post truth was chosen as the word of the year by the Oxford dictionary in 2016. Today we see the proliferation of the term fake news as well as the dissemination of alternative views to science, such as “flat Earth”, integrative therapies, and anthropogenic global warming denial. Usually, postmodernism is blamed for subsidizing such movements theoretically. In the present article, we defend the thesis that both, the official discourse of science (modernist discourse) and its main criticisms (including postmodernism) seem to be propositions that sustain the contemporary scenarios of production and proliferation of post-truths. Departing from Bruno Latour’s Science Studies, we reflect on the metaphysical basis of such perspectives and present an explanation to the formation of the “post-truth” through two different mechanisms, i.e, the presentation of a reduced vision of nature of science and the erasure of the network that sustain scientific propositions. We also defend that Science Education can adopt an alternative metaphysical basis, developed by Latour and collaborators in dialogue with different philosophical and sociological currents, contributing to the formation of citizens able to have a critical position in the contemporary socioscientific scenario.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 19 (2019), p. 155-189pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPost-Truthen
dc.subjectLatour, Brunopt_BR
dc.subjectMetaphysicsen
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectScience Studiesen
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectSTSen
dc.subjectLatouren
dc.titleEducação em ciências nos tempos de pós-verdade : reflexões metafísicas a partir dos estudos das ciências de Bruno Latourpt_BR
dc.title.alternativeScience education in post-truth age metaphysical reflections from Bruno Latour’s science studiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121275pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples